sábado, 31 de julho de 2010

O SALVADOR

"Sou homem e não sou homem. Sou Deus e não sou Deus. Fico a refletir sobre mim mesmo..."

Desde os tempos antigos, muito, muito se tem falado sobre pessoas que vivem em estado de perfeita união com Deus, mas creio que jamais existiu alguém que realmente tivesse vivido nesse estado. De fato, os três religiosos – Sakyamuni, Jesus Cristo e Maoné – pareciam unos com Deus, mas em verdade, eram apenas mensageiros de Deus. Dessa forma, não se sabia fazer diferença entre uma pessoa em estado de união com Deus e um mensageiro de Deus.

Os mensageiros de Deus atuam através de encosto ou seguindo as determinações de Deus ou seguindo as determinações divinas. Por esse motivo, sempre rezam a Deus e pedem Sua proteção. Eu, porém, não faço nada disso. Como os fiéis sabem, não oro a Deus nem lhe peço orientação. Basta-me agir de acordo com a minha própria vontade, o que é muito fácil. Visto que poderão estranhar o que estou dizendo, por ser algo inédito, explanarei apenas os pontos que não acarretam nenhum problema.

Como sempre digo, há uma Bola de Luz em meu ventre. Essa Bola é o Espírito de Deus, de modo que Ele mesmo maneja livremente meus atos, minhas palavras, tudo. Ou seja: em mim não há distinção entre Deus e o homem. Este é o verdadeiro Estado de União com Deus. Como o Espírito Divino que habita o meu ser é o mais elevado, não existindo nenhum deus superior a este, não faz sentido reverenciar outros deuses. A melhor prova são os milagres manifestados diariamente pelos fiéis. Ora, se até os meus discípulos evidenciam milagres que não são inferiores aos manifestados por Cristo, poder-se-á, através desse único fato, imaginar a minha hierarquia divina.

Acrescente-se, ainda, que todos os religiosos existentes até agora previram a concretização de um mundo paradisíaco, mas não disseram que seriam eles os construtores desse mundo. Isso porque seu nível divino era inferior, e seu poder, insuficiente. Mas eu afirmo que o Paraíso Terrestre, mundo sem doença, pobreza e conflito, será construído por mim. Daqui para a frente evidenciarei inúmeras realizações surpreendentes,nunca vistas até agora, e por isso gostaria de que as observassem com muita atenção. Surgirão inúmeras ocorrências inconcebíveis em termos de realização humana.

Jornal Eiko no 155, "Estado de união com Deus" – 07/05/1952

Venho para cumprir uma grande missão. Devo empenhar-me, com todas as minhas forças, na salvação do mundo."

(...) Pensando bem sobre a minha pessoa, eu me pergunto: "Para que nasci e por que sou diferente das pessoas em geral?" Vou explicar isso a seguir.

Fundei uma religião denominada Igreja Messiânica Mundial e estou me empenhando em salvar a humanidade e construir um mundo feliz. O rápido desenvolvimento da nossa Igreja também é uma exceção. E também é inédita uma religião como a nossa, que cura radicalmente as doenças. Realmente, podemos considerá-la o mistério do século.Observando-se apenas esse aspecto, verifica-se que aí deve existir algo grandioso. Uma prova disso são as experiências de fé. Quando lemos essas experiências pensando nas pessoas que foram salvas e na sua transbordante gratidão e emoção, não conseguimos ler sem derramar lágrimas.

Mas eu quero escrever sobre a minha pessoa de outro ângulo. Como falei anteriormente, desde o meu nascimento até mais ou menos a meia-idade, eu era uma pessoa comum, sem qualquer diferença em relação às demais. Após atingir a meia-idade, perseguido por condições adversas, senti-me perdido no mundo, tornando-me totalmente incrédulo, e por essa razão comecei a buscar a Fé. Filiei-me á Religião Oomoto e, depois de considerável aprimoramento, consegui apreender a essência de Deus.

Desde épocas antigas dizem que, mesmo dedicando toda a vida a esse objetivo, é impossível o homem atingir tal estado; entretanto, eu o consegui em curto espaço de tempo, o que se pode considerar um fato inédito. A partir de então, ao mesmo tempo em que, com renovado ardor, conscientizei-me da missão recebida do Altíssimo, surgiram subseqüentes milagres. Com isso, minha incredulidade desapareceu e minha maneira de pensar ampliou-se de forma surpreendente. Tornei-me, no entanto, possuidor de um sentimento pequeno, limitado. Resumindo, posso dizer que, se por um lado sou tímido, por outro lado sou audacioso. Meu lado audacioso poderá ser identificado nas minhas aspirações e realizações concretas; o lado tímido, na vergonha que eu sentia ao falar perante um grande número de pessoas. Eu próprio achava isso estranho; hoje, já estou mais habituado e consigo falar abertamente tudo aquilo que desejo.

Também sinto um grande ódio contra as injustiças. Quanto mais injustiça é uma pessoa, maior é minha convicção: "Tenho de vencê-la de qualquer forma". Como exemplo, há quatorze anos venho lutando na Justiça com o problema de um terreno. Meu contestante, tomado de impaciência, já me propôs solução amigável por três vezes, mas, por ele não demonstrar nenhum arrependimento pelo que fez, rejeitei sua proposta. Consequentemente, quem está em apuros agora é o juiz, que procura uma solução amistosa. Outro exemplo: Certa vez entrei com uma ação judicial contra um jornal de renome. Na ocasião, muitas pessoas me aconselharam a não fazê-lo, pois a luta contra uma grande empresa jornalística poderia resultar em prejuízos. Mas eu não cedi um passo sequer e, como deve ser do conhecimento de todos, batalhei através de nosso Jornal Hikari. Se é por justiça, eu luto até mesmo contra o mundo.

Discorri acima sobre o meu ponto forte, mas também desejo falar sobre meus pontos fracos. Quando alguém me pede ajuda, desde que esse pedido seja algo correto, não consigo recusar. Também não consigo ficar indiferente ao ver uma pessoa sofrendo. Em relação aos pontos errados do mundo, ao mesmo tempo que sito indignação, faço todo o empenho para que haja, o quanto antes, uma transformação positiva. A prova disso é que, na ânsia de diminuir ao máximo os sofrimentos do mundo, venho prevenindo constantemente a humanidade, sobretudo apontando os erros da Medicina. Sempre senti prazer – como se fosse um "hobby" – em procurar alegrar, ajudar, desejar felicidade e dar tranqüilidade e esperança ao próximo. Isto acontece porque, de certa forma, o pensamento das outras pessoas se reflete em mim e, quando elas expõem seus problemas e sofrimentos, eu sofro também.

Estendi-me um pouco nesse tema, mas agora vou entrar no assunto que me propus tratar.

A minha missão torna-se clara ao se observar os diversos pontos em que meu pensamento diverge do pensamento das outras pessoas. Atualmente caminhamos voltados para a salvação da humanidade, mas nosso objetivo final é criar uma Nova Civilização. Explicando de forma mais simples, a expressão "Nova Civilização" refere-se a uma civilização espiritualista, alicerçada na Religião, isto é, refere-se ao grande desenvolvimento da civilização religiosa em relação à civilização material. Será a substituição da civilização material, que está criando infelicidade, pela civilização religiosa, que gera felicidade; será a implantação de uma religião poderosa, que saiba aproveitar ao máximo a civilização material, cujo progresso é muito grande; será, também, a transformação da Civilização do Mal na Civilização do Bem. Concretizado isso, entrar-se-á numa Era de Ouro, de perfeita harmonia, consubstanciada na Verdade, no Bem e no Belo, e surgirá um mundo paradisíaco, muito além da nossa imaginação.

Embora eu afirme o advento de um mundo paradisíaco, trata-se de uma tarefa árdua, já que a humanidade veio alimentando esse ideal por longo tempo, mas ainda não havia aparecido quem o realizasse. E a razão é o fator tempo. Entretanto, para alegria de todos, finalmente chegou o momento tão esperado, e Deus, confiando essa grande missão a um simples ser humano como eu, fez-me nascer neste mundo. Por conseguinte, quem entendeu o fato acima não poderá deixar de acreditar na absoluta viabilidade da concretização do Paraíso Terrestre.

Não tenho a mínima intenção de fazer propaganda da minha importância; basta que tenham conhecimento da realidade da pessoa. Se, através disso, aumentar o número de pessoas que acreditam na viabilidade da concretização do Paraíso Terrestre, maior será a expansão do Grande Amor Divino e, consequentemente, estará multiplicado o número de criaturas que serão salvas.

Como vimos, está prestes a desaparecer o Mundo do Mal, e o alvorecer do Mundo do Bem é uma realidade incontestável. Há milhares de anos Deus vinha preparando a grande transição para estabelecer esse Mundo Ideal. Podemos, portanto, dizer que é um plano histórico, isto é, a profecia de Cristo "O Reino dos Céus está próximo" e a sua advertência "Tem Fé e serás salvo" referem-se a esse acontecimento. Assim, que vem a ser este ensinamento senão o Evangelho do Paraíso?

"Era da Civilização Religiosa, vol.1" – 08/08/1951

"Era da Civilização Religiosa, vol.2" – 15/08/1951

"Já passei por muitas atribulações. Houve momentos em que me vi sob águas escaldantes e, outras vezes, sobre tênues camadas de gelo."

(...) Completar trinta e oito anos, para mim, foi também o meu segundo nascimento. A partir de então, inesperadamente, ingressei na vida religiosa e, pela primeira vez, soube da missão confiada a mim pelos Céus. Após tornar-me religioso, passei por grandes sofrimentos, mas, por outro lado, também tive grandes alegrias. Tal como diz o ditado: "A tristeza e a alegria vêm alternadamente". Assim, consegui percorrer até aqui a minha vida. Naturalmente, consegui alcançar o estado de 'Kenshinjitsu' (Estado de Suprema Iluminação Espiritual), que Sakyamuni atingiu aos setenta e dois anos, e pude conhecer a existência de Deus dos mundos Divino, Espiritual e Material, o significado fundamental da vida e da morte, a tendência do mundo no passado, presente e futuro, o significado da vida, etc. Minha alegria foi tão imensurável. Acho que foi bem maior que a alegria sentida por Dharma quando alcançou a Suprema Sabedoria, na noite que reverenciou a lua cheia, após ficar sentado contra uma parede durante nove anos, oito meses e quinze dias.

É do conhecimento de todos que, em princípio, os fundadores de religiões, desde os tempos antigos, têm manifestado muitos milagres. Eu, também cheguei aos dias de hoje vivendo uma vida religiosa de contínuos milagres, extremamente misteriosos e profundos. Entretanto, desejo ressaltar, em especial, que, de acordo com os dados, comparando-me aos fundadores das religiões que até hoje surgiram, eu sou muito diferente em todos os sentidos. Dentre eles, o ponto mais evidente é a inexistência de qualquer diferença entre mim e as pessoas comuns no que se refere a maneira de vida, e isto, as pessoas têm dito com freqüência. Dessa maneira, tenho sempre como princípio o senso comum, talvez por detestar as condutas excêntricas. Também crio que não há pessoa de caráter tão multilateral como eu; ninguém que, apesar de ser religioso, tenha tanto interesse por quase todas as coisas da vida, tais como Política, Economia, Arte, Educação, etc. Sinto que isso é realmente uma grande felicidade; portanto, é constante a minha gratidão a Deus. (...)

Coletânea Série Jikan vol.9, Prefácio do livro "Caminha para a Luz" – 30/12/1949

sexta-feira, 30 de julho de 2010

O SER HUMANO


"O Deus da Salvação, há tanto tempo esperado pela humanidade, já se manifestou."
O que vem a ser Salvador do Mundo? Sem dúvida, como as próprias palavras dizem, é o santo e poderoso homem nascido com a grandiosa missão de salvar o mundo. Na realidade, desde a criação do gênero humano, ele jamais se manifestou. Gostaria de transmitir revelações sobre esse fato, e falar, sem subterfúgios de espécie alguma, a respeito da Obra Divina que estou realizando.
Vista pelo prisma da humanidade em geral, a atividade de salvação que eu realizo pode parecer uma ínfima parcela num milhão. Entretanto, pela situação atual, em que, gradativamente, dia a dia, mês a mês, aumenta o número de pessoas salvas, podemos imaginar a grandeza da escala da salvação, no futuro. Se digo que estou utilizando ativamente as forças invisíveis, as pessoas da atualidade, que recebem educação materialista, podem achar minhas palavras extremamente absurdas e me olhar como um embusteiro, pois lhes é muito difícil e demasiado utópico acreditar em algo que não conseguem ver. Tal incredulidade é compreensível; mas se o que eu afirmo é uma realidade inegável e passível de comprovação, o que acontecerá? Creio que essa revelação provocará um grande impacto.
Através da minha força indireta, transmitida pelos membros, curam-se doenças graves, consideradas sem esperança, e as pessoas se recuperam definitivamente, livrando-se do destino da morte. Há vários exemplos de pessoas que se tornaram saudáveis e estão ativas. Hoje, já são milhares e milhares; tantas que até perdi a conta.
Desde as eras mais remotas, o homem tem deixado sua vida à mercê do destino, e é escusado dizer que o avanço da civilização e o desenvolvimento da Medicina têm sido considerados, igualmente, como coisas de rumo já traçado. Considerando, no entanto, que eu tornei exeqüível o prolongamento da vida humana – desejo máximo do homem – qual não será o contentamento das pessoas que compreendem e acreditam nessa realidade? Provavelmente as palavras não conseguirão exprimir tal contentamento. Contudo, é compreensível que muitos, ouvindo essa realidade através de terceiros ou de publicações da nossa Igreja, não consigam aceitá-la de imediato; alguns talvez achem que é uma superstição, e outros, um grande embuste.
Anão ser um demente, quem não deseja ser feliz? Mas mesmo quem possui todas as condições para ser feliz, não alcança a felicidade se não tiver saúde. Cristo disse: "De que adianta o homem ganhar o mundo todo, se vier a perder a vida?" ou "O que o homem dará em troca da vida?" Sábias palavras. Realmente, que poderá haver de mais precioso que a saúde? Toda felicidade ao longo da vida, pode-se dizer, resume-se na palavra saúde. Nossas publicações estão repletas de casos verídicos de salvação. E é claro que não se trata apenas de doença. Amontoam-se sobre a minha escrivaninha relatos cheios de gratidão e profunda emoção, feitos por pessoas que se livraram da pobreza e por pessoas infelizes que se tornaram felizes.
Através de documentos e vestígios que remontam aos primórdios da história da humanidade, sabe-se do aparecimento de grandes religiosos e homens santos, mas não há termos de comparação entre o que eles realizaram e a obra que eu estou realizando. Assim, a volta de Cristo, a vinda do messias, o nascimento de Miroku, é tudo questão de tempo, pois coisas absurdas e sem nexo, de realização impossível, não haveriam de ser profetizadas há centenas ou milhares de anos. Originariamente, jamais pretendi tornar-me um grande santo ou Messias. Nunca pensei em mim nesses termos. No entanto, por sentir imenso amor pela humanidade desde jovem, eu pensava muito em me tornar um religioso, para poder salvar amplamente o mundo. Ingressando no mundo religioso, após atingir certo grau de aprimoramento, recebi a revelação do Divino Espírito de Deus, e desde então, com o passar do tempo, vem ocorrendo uma sequência de fatos misteriosos. A inesperada mudança do meu destino não deixou de me surpreender. Realmente, marcho de milagre para milagre. Exemplificarei estes fatos: quando peço algo, esse algo inevitavelmente se realiza; se escrevo num papel com tinta carvão, as letras se movimentam viva e livremente no ar. A partir do instante em que esse papel é dobrado e guardado no peito como proteção, o sentimento se purifica, começam os milagres e é liberada a força capaz de curar as pessoas. Gradativamente, as criaturas infelizes passam a viver em condições favoráveis. Por outro lado, pendurando na parede o manuscrito por mim, ou colocando-o em um quadro, as letras emitem raios de Luz, muitas vezes vistos por algumas pessoas. Sem dúvida, o lar torna-se alegre, e a colheita, para os agricultores, torna-se farta. A transfomação gradual do lar em Paraíso é um fato verídico, proclamado por inúmeros membros de forma unânime.
Sendo eu, como acabei de dizer, aquele que tem a missão de executar a misteriosa Obra Divina, creio ter recebido, na condição de representante de Deus, a proteção que me permite cumprir a grandiosa missão de salvar o mundo. Gostaria, portanto, que, doravante, observassem bem as atividades da nossa Igreja, para depois fazer dela alvo de críticas. (...)
Rápidas transformações da I.M.M., "Salvador do Mundo" – 20/11/1950

terça-feira, 27 de julho de 2010

O TEMPO

"Está se aproximando o grande nó da História. Abram os olhos e vejam a situação do mundo atual."

(...) A felicidade e até o mundo ideal, que eram aspiração inicial de todos os homens, foram esquecidos, não se sabe quando, tendo-se chegado a um momento em que não se vai nem para frente nem para trás. Assim, quanto mais a cultura progride, mais o homem se distancia da felicidade. É um resultado extremamente irônico. Parece uma gangorra; quando um dos lados sobe, o outro desce.

Em termos mais concretos, inicialmente se tentou construir o Paraíso Terrestre com a cultura espiritual, mas, como a sua concretização parecia impossível, apelou-se para a cultura científica. Os homens avançaram com força total. Entretanto, conforme foi exposto anteriormente, ao invés de se alcançar o Paraíso, chegou-se a um estado pior que o do próprio inferno: a iminência da destruição da humanidade, com a descoberta da bomba atômica. O fato é que, embora se tenha chegado a uma época tão perigosa como a atual, os homens ainda não despertaram, continuando a venerar a ciência materialista. Em poucas palavras, eles fracassaram recorrendo à cultura espiritual e também à cultura material, mas infelizmente ainda não se cansaram das coisas ruins. Como solucionar esse problema? A tarefa mais importante de toda a humanidade é reconhecer os erros cometidos até agora e recomeçar do zero. Ou seja, a solução é formar uma cultura cruzada, que não pende nem para o espírito nem para a matéria, mas funde e iguala ambas as partes. Somente assim estará concretizado o Paraíso Terrestre.

Por tudo o que vimos até o presente, pó podemos dizer que a época atual é a época da mudança da velha para a nova cultura, a era da grande transição mundial a que sempre nos referimos. Será que, na história da humanidade, já foi registrada uma mudança tão grande? Em verdade, é um fato inédito. E como será essa nova cultura? Incontestavelmente, trata-se de algo que não pode ser compreendido, ainda que em pequena parcela, pela inteligência do homem contemporâneo. E quem se encarregará de criá-la?

Neste momento que estamos vivendo, independentemente de crermos ou não, é imprescindível começarmos a admitir a existência do ser conhecido como Deus. Por conseguinte, darei explicações a respeito.

Embora falemos simplesmente Deus, na verdade existem níveis superior, médio e inferior – com inúmeras funções. O xintoísmo admite a existência de uma infinidade de deuses. Até hoje, quando se falava em Deus, pensa-se no monoteísmo cristão ou no politeísmo xintoísta. Entretanto, ambas são visões arbitrárias. Na verdade, existe um único e verdadeiro Deus, que se subdivide, transformando-se em vários deuses. Por isso, Ele é um e muitos ao mesmo tempo. Cheguei a essa conclusão através de longos anos de pesquisas sobre o Mundo Divino. Trata-se de um pensamento que já existia, mas parece que não se conseguiu dar maiores explicações a respeito. Até aquele Deus que veio sendo adorado como Supremo está abaixo da segunda classe. Deus está muito além e só veio sendo venerado de longe pela humanidade. Mas quem é Ele, então? Não é outro senão o Senhor e Criador do Universo, ou seja, o Princípio de tudo. Aqueles a quem os povos vêm se referindo como Jeová, Logos, Deus, Tentei, Mukyoku, Segunda Vinda de Cristo, Messias, etc.

O objetivo de Deus é a construção do Mundo Ideal de perfeita Verdade, Bem e Belo, e, para tanto, era necessário que todas as condições fossem preenchidas. Ele estava aguardando o tempo certo. Essa hora chegou: é a época atual. Sendo assim, é preciso, antes de mais nada, que a humanidade se conscientize disso e que se processe a revolução espiritual de cada indivíduo. (...)

Ligeiras noções sobre a I.M.M., "Nascimento da Igreja Messiânica Mundial" – 20/11/1950

"Aqueles que conseguem vislumbrar o Alvorecer, revelam possuir a verdadeira visão."

A expressão Juízo Final foi enunciada por Cristo, mas, como ele não falou quando e como isso iria se processar, ainda hoje tudo permanece envolto em mistério. Especialmente os cristãos têm tentado, ao longo dos tempos, desvendá-lo. Até o momento, porém, ninguém o conseguiu, pois quem for capaz de tal feito deverá ter o mesmo nível ou nível mais elevado que Cristo.

O esclarecimento seguro dessa verdade, através de mim, fará com que a pessoa, seja ela quem for, arregale os olhos de puro assombro. E é natural que assim seja, pois recebi de Deus a missão de dar a partida para o advento do Juízo Final.

Juízo significa julgamento. A crença geral é que esse julgamento será efetuado por Deus, ou então que aparecerá o Enma (4). Mas não é assim. Então como será? Resumindo em uma palavra, vai haver uma grande ação purificadora, que atingirá a todos.

Há algum tempo venho anunciando que o Mundo Espiritual, que até agora se encontrava na Era da Noite, finalmente está entrando na Era do Dia. O Juízo Final é o momento em que esse processo transitório for totalmente concluído, e a hora está bem próxima. Como eu já disse anteriormente, tendo o dia 15 de junho de 1931 como ponto de partida, vem se operando gradativamente a mudança para o Dia, com a grande ação purificadora ocorrendo no final. Evidentemente, ela se processará em três escalas: do Mundo Divino para o Mundo Espiritual e deste para o Mundo Material, que então se tornará verdadeiramente Mundo do Dia. Este será o Mundo da Luz. Com respeito ao tempo, em 15 de junho deste ano o Mundo Material deu o primeiro passo para entrar na derradeira fase de transição para o Mundo do Dia.

Devo esclarecer que existe um plano determinando que dentro de dez anos, a partir do corrente ano, será estabelecido o alicerce do Mundo de Miroku, ou seja, do Paraíso Terrestre.

Falei de modo geral, mas, naturalmente, o avanço dessa mudança é gradativo; os senhores membros devem saber que ela está se processando passo a passo, judiciosamente. Na medida em que o mundo Espiritual se torna Dia, as purificações tornam cada vez mais fortes, o efeito do Johrei mais notável e a cura das doenças cada dia mais rápida, com o número de milagres aumentando. Se compararem as curas obtidas há um ou dois anos com as do presente, compreenderão bem. Da mesma forma, com a intensificação gradativa da purificação, a mudança na sociedade também será mais violente. Como tudo será exposta à Luz, de acordo com o princípio da Concordância, os desonestos irão gradativamente decair e os honestos prosperar, assimilando o mesmo padrão da purificação do Mundo Espiritual.

Existe, porém, um problema muito sério: chegando a hora, por mais que o homem se esforce, nada poderá contra a força da Grande Natureza. O Bem e o Mal serão claramente separados; o mal será destruído e o Bem sobreviverá.

Pela razão acima, quanto mais pecados e impureza a pessoa tiver, menos conseguirá suportar a grande purificação, não havendo outra alternativa a não ser despedir-se deste mundo. Em contrapartida, o Bem conseguirá sobreviver com facilidade. Assim, não podemos ficar tranqüilos, a menos que nos encontremos em condições de suportar qualquer espécie de purificação. Para os que possuem muitos pecados e impurezas, o Juízo Final é temível; para aqueles que os têm em pequena quantidade, ao contrário, ele é gratificante. Isto porque, após o Juízo Final, virá o Paraíso, e as pessoas poderão ter uma vida jubilosa.

A esse respeito, como expliquei, o aparecimento da nossa Igreja está ligado ao objetivo de criar o maior número possível de pessoas capazes de atravessar imunes ao Juízo Final. Isso significa o grande amor de Deus e, também, a grande missão a mim atribuída. Sendo o Johrei o único método para atingir esse objetivo, ele não só cura doenças, mas também cria pessoas com qualificação para atravessar imunes ao Juízo Final. Aqueles que souberem dessa Obra deverão reconhecer, na nossa Igreja, a grande Arca de Noé para a salvação do mundo. Ela se chama Igreja Messiânica Mundial exatamente pelas razões citadas.

Creio que, através do que dissemos, puderam compreender, de modo geral, o significado do Juízo Final.

(4) Enma ou Enma Daio é a divindade que exerce a função de juiz do Fórum do Mundo Espiritual.

Jornal Eiko no 110, "O que é o Juízo Final?" – 26/06/1951

segunda-feira, 26 de julho de 2010

FILOSOFIA DA NOVA ERA – Filosofia de Mokiti Okada

"Ao longo de três mil anos, a humanidade veio se afastando cada vez mais da Lei da Natureza, que é a Lei do Universo, a Vontade de Deus, a Verdade.

Movido pelo materialismo, que o faz acreditar somente naquilo que vê, e pelo egoísmo, que o leva a agir de acordo com sua própria conveniência, o homem tornou-se prisioneiro de uma ambição desmedida e inconseqüente e vem destruindo o equilíbrio do planeta, criando para si e seu semelhante, desarmonia e infelicidade.

As graves consequências do desrespeito ás Leis Naturais podem ser verificadas na agricultura, na medicina, na saúde, na educação, na arte, no meio ambiente, na política, na economia e em todos os demais campos da atividade humana. Essa situação já chegou ao seu limite. Se continuar assim, é certo que o homem acabará destruindo o planeta e a si mesmo.

O propósito da filosofia de Mokiti Okada é despertar a humanidade, alertando-a para essa triste realidade. Ela cultiva o espiritualismo e o altruísmo, faz o homem crer no invisível e ensina que existe espírito e sentimento não só no ser humano, mas também nos animais, nos vegetais e demais seres.

O Johrei, a Agricultura Natural e o Belo são práticas básicas dessa filosofia, capazes de transformar as pessoas materialistas em espiritualistas e as egoístas em altruístas, restituindo ao planeta seu equilíbrio original.

Seu objetivo final é reconduzir a humanidade a uma vida concorde com a Lei da Natureza e construir uma nova civilização, alicerçada na verdadeira saúde, na prosperidade e na paz"

domingo, 25 de julho de 2010

O SER HUMANO

"Deus atribuiu ao ser humano, o mais nobre de todos os seres, a missão de construir o Reino dos Céus na Terra."

(Nidai-Sama)

(...) Sem dúvida, o homem é o senhor de tidas as coisas; ele é o rei e o mandatário do globo terrestre. Todas as coisasentre o Céu e a Terra existem em função do homem. Em primeiro lugar, elas estão preservando a vida do ser humano e, em segundo, auxiliando a missão de cada pessoa. (...)

Jornal Eiko No 222, "Ultraciência" – 19/08/1953

(...) Isto porque, originalmente, o homem é o rei do globo terrestre, é o seu mandatário. Com base nisso, todas as outras existências materiais estão subordinadas a ele. Elas são movidas à mercê da própria vontade do homem; para proteção do seu corpo carnal e pela sua necessidade de sobrevivência, cada coisa está desempenhando uma função. Falando de forma mais compreensiva, a diferença é a mesma que existe entre o senhor e o súdito. De acordo com esse princípio, naturalmente, através da ciência criada pelo homem, é possível a transformação e o progresso de todas as coisas, dependendo da sua vontade; graças a isso é que se alcançou a maravilhosa civilização atual. (...)

Jornal Eiko No 225, "Deus e a pedra de cristal" – 09/09/1953

"Embora a salvação da humanidade seja obra Sua, Deus a realiza através do homem."

(...) O homem nasce no Mundo Material por desígnio de Seus. Creio que, nesse sentido, o elemento "mei" (desígnio), que aparece em "semei" (vida), tem a mesma significação que o "mei" de "merei" (ordem).

Eis que todos fazem; por que razão o homem nasce? Enquanto não compreender isso, o homem não poderá ter comportamento correto nem verdadeira tranqüilidade, estando sujeito a levar uma vida vazia e ociosa.

O objetivo de Deus é fazer da Terra um mundo ideal, ou melhor, construir o Paraíso Terrestre. No desenvolvimento do Seu plano há uma grandiosidade que não pode ser expressa com palavras, pois o progresso da cultura não tem limite. Assim, todos os acontecimentos da História Mundial, até hoje, não passaram de operações básicas para concretizar o objetivo de Deus. Este, concedendo diferentes missões e características a cada pessoa e alternando a vida e a morte, está fazendo evoluir Seu plano em direção ao objetivo estabelecido. Portanto, concluímos que o bem e o mal, a guerra e a paz, a destruição e a construção são processos necessários à evolução.

Como já expliquei minuciosamente, estamos atravessando a fase de transição da Noite para o Dia. O mundo, atualmente, está prestes a dar um grande salto para a Nova Era, e a humanidade, libertando-se da selvageria, está procurando alcançar o mais alto nível da cultura. Aí, a guerra, a doença e a pobreza terão fim. É claro que o aparecimento do Johrei é o prenúncio disso e constitui mesmo um fator essencial.

Par ao cumprimento e Seu plano, Deus emite ordens ao homem constantemente, através de algo que é como a semente de cada indivíduo numa das camadas do Mundo Espiritual. Dei-lhe o nome de Yukon. A ordem é primeiramente baixada ao Yukon, e este, através do elo espiritual, a transmite à alma, núcleo do corpo espiritual do homem. Entretanto, é dificílimo o homem comum conseguir perceber a ordem Divina; somente aqueles cujo corpo espiritual foi purificado até certo ponto é que o conseguem. Essa percepção é dificultada não só pela grande quantidade de máculas, mas também pela ação de Satanás, que se aproveita dessas máculas. Uma prova disso é que, às vezes, as coisas não correm como o homem deseja, e o seu destino toma um rumo que ele jamais imaginaria. Existem, também, pessoas que se sentem sempre governadas por uma força estranha e não conseguem mudar seu destino. (...)

Alicerce do Paraíso, "Camadas do Mundo Espiritual" – 05/02/1947

"O homem vem a este mundo com um corpo físico recebido de seus pais e uma alma provinda de Deus."

(Nidai-Sama)

Todo homem tem, no Mundo Espiritual, um Espírito Guardião que constantemente o protege. É comum ouvirmos dizer que o homem é filho ou templo de Deus; isso significa que ele possui a partícula Divina que lhe foi outorgada pelo Criador e que constitui seu Espírito Primordial. O espírito animal agregado após o nascimento, é o Espírito Secundário; pode ser de raposa, texugo,cão, gato, cavalo, boi, macaco, doninha, dragão, "tengu" (1), aves, etc. Em geral, há uma espécie para cada pessoa, mas em casos menos freqüentes há mais de uma. Dificilmente os homens da atualidade acreditam nisso; creio mesmo que chegam a escarnecer. Contudo, através de inúmeras experiências, eu compreendi que se trata de uma realidade incontestável.

O Espírito Primordial é o bem, é a consciência; o Espírito Secundário é o ma, são os pensamentos vis. No budismo, dá-se à consciência o nome de Bodaishin (espírito do bem) ou Bushin (sentimento de misericórdia búdica), e os maus pensamentos são chamados de Bonno (desejos mundanos).

Além desses dois espíritos – Primordial e Secundário – existe o Espírito Guardião. É o espírito de um ancestral. Quando uma pessoa nasce, é escolhido entre seus ancestrais um espírito que recebe a missão de guardá-la. Via de regra, é espírito humano, mas também podem ser espíritos híbridos de homem com dragão, raposa, "tengu", etc. Meu Espírito Secundário, por exemplo, é "Karassu-tengu" (2) e meu Espírito Guardião é dragão.

É muito freqüente, diante de um perigo, o homem se salvar miraculosamente, sendo avisado em sonho ou tendo um pressentimento. Isso é trabalho do Espírito Guardião. O mesmo se pode dizer em relação à inspiração recebida por artistas e inventores, no momento em que, compenetrados, estão criando alguma obra. No caso de querer satisfazer os desejos corretos do homem ou fazê-lo receber graças através da fé, Deus atua por intermédio do Espírito Guardião. Os antigos provérbios "A verdadeira sinceridade se transmite do Céu", ou "A sinceridade se transmite a Deus", significam a concessão das graças Divinas através do Espírito Guardião.

  1. Tengu: ser misterioso que, segundo crença popular habita as montanhas. Tem forma humana, asas, rosto vermelho e nariz comprido, sendo possuidor de poderes extraordinários. Porta sempre um grande leque. É orgulhoso e amante da discussão e jogo.
  2. Karassu-tengu: variedade de "tengu" com cabeça de corvo.

Alicerce do Paraíso, "Os três espíritos do homem" – 05/02/1947

"Sendo nossa vida uma dádiva de Deus, não a menosprezemos. Sigamos obedientemente o Caminho."

A essência da fé, em última análise, é a obediência ao "Doori" (Caminho Perfeito). O termo "Doori" é constituído de "dôo" e "ri"; "dôo" é o mesmo que "miti", ou seja, caminho; "ri" significa lógica.

Não existe palavra tão significativa quanto "miti". Pela ciência do espírito das palavras, "mi" é água, matéria, e "ti" é sangue, espírito; "mi" também significa negativo, e "ti", positivo. Na representação gráfica da palavra "miti" entra a letra que, isoladamente, representa a palavra "kubi" (pescoço), e o sinal chamado "shinnyu", que indica ligação. O pescoço é a parte mais importante do corpo; podemos viver mesmo que nos cortem os braços e pernas, mas, se nos cortarem o pescoço, morreremos. É muito expressivo aquilo que se costuma dizer quando uma pessoa é despedida do emprego: "Cortaram-lhe o pescoço". O acréscimo do referido sinal a uma letra tão importante, torna extremamente significativa a palavra "miti".

Caminho é também o meio pelo qual todas as coisas se ligam. Os meios de transporte, as ondas elétricas, os raios luminosos, o deslocamento das pessoas de um lugar para outro, tudo depende do caminho. Até o sol, a Lua e as estrelas possuem uma órbita definida, isto é, um caminho. Sendo assim, o caminho é a base de todas as coisas e, consequentemente, podemos concluir como é errado desviar-nos dele.

A seguir explicarei o sentido espiritual da palavra "ri". Ela faz parte da sequência de "ra" (a sequência é ra-ri-ru-re-ro), que significa espiral e cuja expressão concreta toma a forma de redemoinho. Este possui um centro, dependendo do qual se produzem movimentos de expansão ou de contração. Se o movimento for da esquerda para a direita, torna-se centrípeto; se for da direita para a esquerda, torna-se centrífugo. Exemplifiquemos:

O centro de nossa Igreja é Gora, na cidade de Hakone. "Go" significa cinco, e também fogo; "ra" é redemoinho. Isso quer dizer que o espírito do fogo se expande em movimentos centrífugos. O desenho chamado "tomoê" (3) encerra um significado que é realmente um profundo mistério: todo movimento para a esquerda transforma-se em movimento para a direita.

O sentido espiritual das sílabas da sequência ra-ri-ru-re-ro caracteriza a atividade do dragão ("ryu-jin").o termo "ryu-jin", é constituído de "ryu" e "jin"; "ryu, por sua vez, é constituído de "ri" e "u". Quando o dragão está imóvel, toma a forma de redemoinho. O engraçado é que a maioria das pessoas cujo nome tem uma da ra-ri-ru-re-ro, apresentam características de dragão. Observando-as, poderemos constatar isso.

Se eu continuar explicando essas coisas, não acabarei nunca. Por isso vou me deter na palavra "ri". Ela é formada pela junção de duas letras que, sozinhas, representam palavras cujo sentido é, respectivamente, rei e povoado. A primeira compõe-se de três linhas horizontais paralelas, sendo que da linha superior, a qual representa o Céu e o Fogo, parte de uma linha vertical; esta atravessa a linha mediana, que representa o Interregno e a Água, e termina na linha inferior, que representa a Terra e o Solo. A letra com que representamos a palavra que significa povoado é constituída, por sua vez, de duas outras que, isoladas, representam palavras que significam, respectivamente, arrozal em campo alagado e solo. A primeira, originalmente, era uma cruz dentro de um círculo; a segunda é expressa da mesma forma que o número 11 em algarismos japoneses, ou seja, uma cruz sobre uma linha. O número 11 também tem o sentido de unificação; portanto, "ri" é a ação básica de todas as coisas e tem o sentido de Perfeição. O nome da Igreja Tenri-kyo, onde também entra essa palavra, é um nome muito bom.

"Riho" (lei) é uma palavra bastante usada e, a propósito, vou explicar o sentido espiritual de "ho". "Ho" é fogo, e "o" é água. De acordo, porém, com a ciência do espírito das palavras, "o" está incluído em "ho"; isto que dizer que o fogo arde continuamente por ação da água. Graficamente, "hot" compõe-se de duas palavras cujo sentido é: anular a ação da água. Como esta ocorre horizontalmente, há o perigo de gerar desordem; portanto, anulada sua ação, fica apenas o vertical, o que significa a imobilidade absoluta. Daí se conclui que não podemos infrigir "ho", que é a Lei.

Se juntarmos tudo isso, entenderemos o profundo significado do "Doori". Em resumo, podemos dizer que "Doori" (Caminho Perfeito) é Deus. Obedecer a ele é obedecer a Deus. O homem, em quaisquer circunstâncias, deve sempre respeitá-lo, obedecer-lhe e jamais desviar-se dele. (...)

  1. Esse desenho existe desde a época antiga e aparece em alguns brasões, sendo muito utilizado entre os budistas. Figuras de "tomoê" mais usadas. De acordo com a direção, tornam-se centrípetas ou centrípetas ou centrífugas.

Alicerce do Paraíso, "Obediência ao caminho perfeito" – 20/11/1950

"O ser humano é uma parte do Espírito de Deus. Purificando-o, reconduzamo-lo ao seu estado original."

(Nidai-Sama)

Já lhes falei, a propósito do Setsubun (véspera do início da primavera no antigo calendário japonês), que antigamente o mundo era governado por um deus chamado Kunitokotati-no-Mikoto. Como se trata de um tempo muito antigo, embora falemos mundo, não sabemos se era realmente o mundo todo ou não, mas com certeza, centralizado no Japão, esse deus governava uma vasta área.

Falamos em deuses, mas na verdade tratava-se de homens, que, na época, eram espiritualmente muito elevados. Essa época era a fase final da Era do Dia. Durante a longa Era da Noite, entretanto, o homem foi maculando seu espírito e regredindo seu nível espiritual.

Naquela época, quem governava o Japão era o último imperador denominado Amaterassu. Como eu já disse em outra oportunidade, com a fuga do Imperador Amaterassu do Japão, só ficou a imperatriz Amaterassu Oomikami. Antes dela, a Terra era governada pelo deus Kunitokotati-no-Mikoto. Como ele era muito severo, ou melhor, muito justo e correto, e só permitia realizar aquilo que era extremamente correto – no xintoísmo também consta isso – dizem que numerosos deuses entraram em acordo e resolveram aprisioná-lo. Acredita-se que esse fato tenha ocorrido na noite de Setsubun. Quem o aprisionou foi o líder dos deuses, o deus Ameno-wakahiko-no-Mikoto. Dizem que Kunitokotati-no-Mikoto foi aprisionado num local situado na direção do "ushitora" (nordeste), para que não mais aparecesse no mundo. Pelo fato de ter sido aprisionado no nordeste, ele passou a ser chamado Deus Dourado do Ushitora; Kunitokotati-no-Mikoto, o Deus Dourado do Ushitora.

Na noite do Setsubun, as pessoas costumam atirar punhados de feijão de soja torrado, dizendo: "Se o feijão der flores, poderás sair. Caso contrário, ficarás preso para sempre". Desde então, existe o hábito de atirar feijão torrado.

Coletânea de Ensinamentos vol.31 – 07/02/1954

"Aquele que considera o homem um ser realmente elevado e nobre, é um Homem entre os homens."

(...) Deus concedeu ao homem a liberdade infinita. Eis a verdade. As outras criaturas, como os animais e os vegetais, gozam de liberdade limitada. Aqui se percebe a superioridade do homem. Falar em liberdade, é dizer que ocupa o ponto médio entre os dois extremos – o animal e o Divino.

Quando ele se eleva, torna-se Divino; quando se corrompe, equipara-se ao animal. Se desenvolvermos esse princípio, veremos que basta o homem querer para que o mundo se converta em Paraíso. Caso contrário, ele faz do mundo um inferno. Esta é a Verdade. (...)

Alicerce do Paraíso, "Concretização da Verdade" – 16/07/1949

“Até mesmo o grandioso Plano de Deus teve início através de um pequeno modelo.”

O Plano do Mundo, ou seja, o Plano de Deus, é algo muito interessante. É como a semente de uma fruta. Ameixa ou pêssego, por exemplo: a polpa significa o mundo, e a semente fica no centro. Sobre o centro, no memento, não posso falar claramente, mas devo esclarecer que no centro da semente existe a sua origem. Dessa maneira, para mudar o mundo, é necessário que se mude a menor parte, que é a semente.

Quando se joga uma pedra no lago, formam-se círculos concêntricos. Assim, para transformar o mundo em Paraíso, há necessidade de mudar, a todo custo, a parte extremamente pequena, que é o centro do centro. A mudança dessa parte significa a construção do Paraíso Terrestre.

E quem vai construir o Paraíso Terrestre sou eu. Por isso, eu sou o extremo centro do mundo. Esse centro é o ponto (.) que fica no centro da circunferência, a qual tem o formato do Universo. A circunferência é o Universo, e o ponto é a parte principal. O ponto correspondente ao meu trabalho de salvação. É algo extremamente misterioso. Seria interessante se eu pudesse expor detalhadamente, mas, como ainda não chegou o tempo adequado, estou aguardando a sua maturidade.

Coletânea de Ensinamentos vol.11 – 15/06/52

Como já lhes disse em outra oportunidade. Hakone é espírito e Atami é matéria, por isso, a conclusão do Templo Messiânico significa, materialmente, o início. Sendo espírito, Hakone é um tanto difícil de visualizar, mas como Atami é matéria, à medida que o Templo Messiânico avança gradativamente rumo à conclusão, sua influência se manifestará mundialmente. A expansão da Igreja Messiânica Mundial será mais evidente; como ocorrerá no nível material, será mais perceptível.

Todas as coisas relacionadas a Deus realizam-se através de uma "forma". Quando ocorre, por exemplo, a ampliação ou a criação de algum lugar ou alguma coisa, a Obra divina também cresce e amplia-se proporcionalmente. Ao ampliarmos a forma pequena, as coisas grandes também se ampliam. Por isso, a ampliação da construção ou do terreno é algo muito bom. O mesmo acontece com as filiais: quanto maior for sua ampliação, maior será a amplitude da Obra Divina que elas desenvolvem. Esse vem a ser o sentido da forma.

É totalmente diferente daquelas religiões antigas que estão instaladas em locais apertados e desenvolvem suas atividades modestamente. Nos tempos antigos, essas religiões construíam igrejas e templos magníficos, mas isso só acontecia depois que elas alcançavam certa expansão. No início, realmente elas não davam muita atenção a esse ponto. Na Igreja Messiânica Mundial, o procedimento é diferente. Até hoje, tinha-se como princípio a salvação de todos os seres vivos, mas na Igreja Messiânica Mundial o essencial é a construção do Paraíso Terrestre. Assim, como a essência da nossa Igreja está estabelecida dessa maneira, devemos também desenvolver a construção material. Por esse motivo, à medida que o Templo Messiânico for sendo concluído, haverá grande expansão da Igreja não somente no Japão, mas também no exterior.

Coletânea de Ensinamentos vol.27 – 15/10/1953


 

"Depois de uma espera de milhares de anos, o Plano de Deus está, agora, no limiar de sua realização."

(...) Consequentemente, se não construir o Paraíso Terrestre nos Estados Unidos, a Igreja Messiânica Mundial não se tornará mundial. Mas é uma questão de tempo, pois se trata de uma concretização que está determinada. Depois será na Europa em direção ao Oriente, em países como a China, a Índia e a Birmânia. Deus já começou a fazer os preparativos nessas regiões. (...)

Aquilo que vamos realizar daqui para frente, foi preparado por Deus há centenas, milhares ou milhões de anos atrás; portanto, basta que chegue o tempo. Desta feita, é fácil. Mesmo no caso do Paraíso Terrestre de Atami, eu necessitava de muitas pedras para levantar paredes, e elas surgiram em abundância e ilimitadamente. Sabendo da atual necessidade de paredes de pedras, Deus preparou–as há milhões e milhões de anos. E para a apreciação de belas paisagens naquele local, Ele criou a baía de Sagami e as ilhas de Hatsushima e Ooshima. Diante de preparativos feitos há tanto tempo, as várias edificações atuais foram preparadas deveras recentemente.
Coletânea de Ensinamentos vol.29 – 17/12/53

sábado, 24 de julho de 2010

"Através de sua visão limitada, o homem não pode perceber o plano traçado por Deus para corrigir os erros do Céu e da Terra."

Estou agora escrevendo sobre a situação real do Mundo de Miroku pregado por mim, e pretendo publicar esse trabalho algum dia. No momento, vou escrever sobre o processo até a construção daquele mundo.

O Mundo de Miroku é, sem dúvida, o Paraíso profetizado por Cristo e o Mundo de Miroku pregado por Sakyamuni. E esse mundo ideal está prestes a nascer. De acordo com a minha sensibilidade espiritual, os alicerces já foram levantados no Mundo Espiritual. Dessa forma, em futuro próximo, não há dúvida de que o Mundo de Miroku se projetará no Mundo Material. Estamos realmente repletos de felicidade por termos nascidos numa época tão gratificante.
Em relação a isso, é preciso saber, por exemplo, que para construir um prédio suntuoso num terreno onde existe uma casa velha, é necessário destruir essa casa. Naturalmente, dentre o material velho, o que for útil para a nova construção será selecionado, purificado e reformado. O mesmo fenômeno está para acontecer na construção do Mundo de Miroku. Diversas situações que forem surgindo daqui em diante, fatos que não se encaixam dentro da lógica vista pelos olhos do homem, coisas que não parecem lucrativas, coisas destrutivas, é preciso saber que isso constitui uma grande limpeza de impurezas. Entretanto, tudo é manifestação da Vontade Divina. Se através da visão do homem comum não se pode julgar isto e aquilo, o homem deve ser humilde e adaptar-se inteiramente à evolução de todas as coisas.
Nós, que conseguimos tomar conhecimento disso através da sensibilidade espiritual, devemos tomar cuidado para não distorcermos a grandiosa Vontade de Deus. Doravante, com uma visão correta, quaisquer imprevistos e processos destrutivos nunca experimentados pela humanidade devem ser tomados como privilégio das pessoas que se devotam à fé. No estado de verdadeira tranqüilidade que nos foi concedido, devemos esperar o tempo desfrutando a vida. Essa minha maneira de falar, difícil de ser compreendida, deve-se ao fato de eu ainda não poder me expressar abertamente sobre os profundos desígnios de Deus.
Em síntese, apenas abordei acima que medidas o homem deve tomar e que preparação mental ele deve fazer para poder ultrapassar o processo que antecede a concretização do Mundo de Miroku.
                                                                                                                   Coletânea Série Jikan vol.12, “A construção do Mundo de Miroku” - 30/01/1950

"Quando todos os homens abrirem as portas dos seus corações, desaparecerão as trevas que envolvem este mundo."

Este volume é inédito na História. Em síntese, ele pode ser considerado como o Plano para a Construção da Nova Civilização; constitui tembém as "Boas novas do Céu" e, ainda, a "Bíblia do Século XXI". Isto porque a civilização atual não é autêntica, mas apenas provisória, até o nascimento da nova e verdadeira civilização. A referência bíblica sobre o Fim do Mundo ou Final dos Tempos significa o fim do mundo de civilização provisória. Também a profecia "E será pregado o Evangelho do Reino dos Céus por todo o mundo, em testemunho a todos os povos, e então chegará o fim" referia-se à difusão deste volume.
Na Bíblia está coletados os Ensinamentos de Cristo, mas o presente livro é revelação direta de Jeová, a quem Cristo se referiu repetidamente, chamando-o de Pai do Céu. Cristo também advertiu: "Arrependei-vos, porque está próximo o Reino dos Céus". Cristo não disse que ele mesmo iria construir o Reino dos Céus. Entretanto, eu não digo que o Reino dos Céus está próximo, mas sim, que ele chegou.
Atualmente, estou executando os preparativos básicos para a construção do Reino dos Céus. Ela ainda se processa em pequena escala, mas as pessoas estão admiradas com a força e os milagres surpreendentes que têm se manifestado. À medida que o Plano Divino, em forma de protótipo, avança passo a passo, por outro lado, mundialmente, o acerto de contas da Velha Civilização está sendo solicitado. Isso vem a ser o início do Juízo Final, que, em essência, é a distinção entre o Bem e o Mal. Ou seja, vamos entrar na fase em que o Mal perecerá e o Bem prosperará. Para isso, será incalculável o número de vítimas. O motivo da publicação deste livro está no amor de Deus, que, desejando reduzir ao mínimo o número de vítimas, dá o primeiro grito da salvação. Mesmo assim, da Velha Civilização Deus irá selecionar o bem e o mal, o certo e o errado. Aqueles que forem úteis serão poupados e, paralelamente, as pessoas más e sem esperança serão extintas para sempre. Infelizmente chegará esse momento.
Com o término do "Juízo Final", evidentemente seguindo a ordem, terá início o projeto do Novo Mundo. A reforma de toda a cultura, nessa época de transição, será algo sem precedentes e que jamais poderemos ver no futuro. Sem dúvida será a correção dos erros da Velha Civilização e a diretriz da Nova Civilização. Uma coisa, porém, nos deixa triste: a grande purificação que com certeza sobrevirá, por causa das máculas que a humanidade veio acumulando ao longo de milhares de anos. Vou explanar com detalhes, e, para aqueles que lerem, felizmente será o mesmo que ter a corda da salvação à frente dos olhos. Portanto, devem agarrá-la sem qualquer vacilação. Com a corda da salvação eu estou avisando a humanidade, advertindo-lhe, em nome de Deus, que se arrependa. O que vem a ser isso, senão o grande amor de Deus? Conscientizando-se desse fato, devem mudar imediatamente seus pensamentos e começar a preparar seu espírito. É fato decisivo que, no final do Julgamento, os homens de muitos pecados serão extintos e os de poucos pecados serão salvos. Quem acreditar nessa advertência terá uma vida eterna, e, ao mesmo tempo, tornar-se-á habitante do Paraíso Terrestre, que será estabelecido no futuro. Através do presente livro, desejo conscientizar plenamente os leitores de quão profundo e amplo é o Plano do Supremo Deus e quão inferior e selvagem é a civilização atual, fazendo com que obtenham firme convicção.
                                                                                                   Jornal Eikoo número 170, Prefácio do livro "A criação da civilização" - 20/08/1952

quarta-feira, 21 de julho de 2010

"Até quando permanecerão confinados nas trevas o Céu e a Terra criados por Deus?"

(...) Conforme dissemos no capítulo anterior, explicando a relação entre o mundo Espiritual e o Mundo Material, tudo que acontece no Mundo Material é reflexo do Mundo Espiritual. Neste último, está ocorrendo atualmente uma grande transição; conhecendo esse fato, tudo se torna claro aos nossos olhos.
Todas as coisas existentes no Universo nascem e crescem, são criadas e destruídas, numa evolução infinita, pela ação dos dois mundos. Se observarmos com visão ampla, veremos que o Universo, ao mesmo tempo que é macroinfinito, também é o Mundo Material, um corpo constituído de microinfinitos. Por sua contínua transformação, há uma ininterrupta evolução da cultura. Meditando sobre isso, não podemos deixar de sentir a "vontade" do Universo, isto é, o objetivo e os planos de Deus.
Em tudo, há positivo e negativo, claro e escuro; assim também, há diferença entre noite e dia. Quando observamos a mudança das quatro estações do ano, o progresso e declínio de todas as coisas, notamos que isso se encaixa perfeitamente à vida humana. Existe diferença entre o grande, o médio e o pequeno em tudo. Com relação ao tempo, temos o contraste entre o dia e a noite não só no espaço de um dia, mas também em intervalos de um, dez, cem, mil, milhares ou milhões de anos. É um fenômeno que ocorre no Mundo Espiritual; no Mundo Material, entretanto, só notamos essa diferença no espaço de vinte e quatro horas.
No Mundo Espiritual, é chegada a hora da transição que se processa em intervalos de milhares ou milhões de anos. Trata-se de um fato extremamente importante, cujo conhecimento, além de nos permitir entender o princípio do Johrei, torna possível a previsão do futuro do mundo e nos dá paz e tranquilidade. Explicarei, a seguir, como essa mudança está se refletindo no Mundo Material.
Até agora era noite no Mundo Espiritual. Nele, da mesma forma que no Mundo Material, a noite é escura, e só periodicamente há luar. Como consequência, predomina o elemento água. Quando a lua se esconde, resta apenas a luz das estrelas; se estas forem encobertas pelas nuvens, a escuridão será completa. Observando-se os fatos do Mundo Material, que são a projeção do que ocorre no Mundo Espiritual, isso se torna muito claro. Pelas marcas deixadas até os nossos dias, os períodos de guerra e paz, de ascensão e queda das nações, podem ser comparados às fases crescentes ou minguantes da lua. É chegada, portanto, a hora de se iniciar mais um ciclo, ou seja, encontramo-nos na iminência da mudança para o dia. Estamos justamente na fase do alvorece.
A transição da noite para o dia no Mundo Espiritual ocasionará uma experiência inédita para a humanidade. Uma grande, espantosa, temível e ao mesmo tempo feliz mudança está para ocorrer, e seus sinais já estão aparecendo. Vejamos.
O dia, no Mundo Espiritual, é como no Mundo Material: primeiro aparecem pinceladas de luz do sol no horizonte, a leste. Atentem, por exemplo, para a grande transformação ocorrida no Japão, o País do Sol Nascente. Nele já se iniciou o colapso da Cultura da Noite, ou seja, da cultura já formada. Observem, também, o desmoronamento das grandes metrópoles da cultura, a situação calamitosa da economia industrial, a queda dos superpoderes, das classes privilegiadas, etc. Tudo isso é consequ~encia da mudança a que nos referimos. Logo virá a construção da Cultura do dia, que também já está raiando, representada no Japão, pelo desarmamento total, seguido da ascensão da democracia. Esses dois fatos, absolutamente imprevisíveis desde a instituição do país como Nação, há dois mil e seiscentos anos, será o primeiro passo para o estabelecimento da eterna paz mundial.
O Mundo da Noite é um mundo de trevas, caracterizado pelas lutas, pela fome, pelas doenças. Em contraposição, o Mundo do Dia é um mundo de luz, caracterizado pela paz, pela abundância e pela saúde. O Japão atual expressa bem a fase de transição entre esses dois mundos. O sol que desponta no leste, deverá atingir o zêite. E o que significa isso? Significa o colapso total da Cultura da Noite; ao mesmo tempo, ouvir-se-á obrado do nascimento da Cultura do Dia. Pode-se mais ou menos ter uma idéia disso pelos fatos ocorridos no Japão, os quais, em pequena escla, já mostram um modelo da nova cultura. Assim, aproxima-se o momento decisivo para toda a humanidade, e ninguém poderá escapar. Resta ao homem apenas esforçar-se para tornar os efeitos dessa ocorrência o mais brandos possíveis. Para isso, ele só tem um meio: conhecer o princípio do Johrei e unir-se ao trabalho de construção da Cultura do Dia.
Há um trecho na Bíblia que diz que seria pregado o Evangelho do Paraíso ao mundo inteiro e depois viria o fim. Que quer dizer isso? Acredito que essa missão será cumprida pelos meus Ensinamentos. (...)
                                                                                                                          O Envangelho do Paraíso, "A Transição da Noite para o Dia" - 05/02/1947

O PLANO DIVINO

                                                                                "Desde o início da criação Deus traçou Seu Plano para o estabelecimento do Reino dos Ceus na Terra."
Nós, messiânicos, cremos em Deus, Criador do Universo. Cremos que, desde o início da Criação, Deus objetivou estabelecer o Céu na Terra e tem atuado continuamente para a concretização desse objetivo. Com tal propósito, fez do ser humano o Seu instrumento para servir ao bem-estar da humanidade, condicionando a ele todas as demais criaturas e constitui estágios preparatórios, degraus para se alcançar o Céu na Terra. Para cada época, Deus envia o Seu mensageiro e as religioões necessárias, cada qual com sua missão.
Cremos que, no presente, quando o mundo vagueia em tão caótica situação, Deus enviou o Mestre Meishu-Sama, fundador da Igreja Messiânica Mundial, com a suprema missão de realizar o Seu sagrado objetivo de salvar toda a humanidade. Por conseguinte, visando à concretização do Mundo Ideal, de paz eterna, perfeitamente consubstanciado na Verdade-Bem-Belo, empenhamo-nos em fazersempre o melhor, erradicando a doença, a pobreza e o conflito, as três grandes desgraças que assolam este mundo.
                                                                                      Alicerce do Paraíso, "Doutrina da Igreja Messiância Mundial" 01/03/1950