quinta-feira, 31 de março de 2011

“Para percorrer com segurança o caminho das trevas, é preciso ter a Palavra de Deus como guia, e a fé como bengala.”

luz (…) Ler os meus ensinamentos é receber Johrei através dos olhos. Eis a explicação:

Todos os textos refletem o pensamento da pessoa que os escreveu; precisamos ter plena consciência disso. Espiritualmente falando, significa que as vibrações espirituais do escritor são transmitidas, através das letras, para o espírito do leitor. Como os meus Ensinamentos representam a própria Vontade Divina, o espírito de quem os lê se purifica.

A leitura pode exercer influência positiva ou negativa sobre a alma do leitor. É grande, portanto, a influência exercida pela personalidade do escritor. Quer se trate de artigo de jornal ou de obra literária, aconselho aqueles que os escrevem a pensarem muito, mas isto não quer dizer que eu lhes esteja recomendando escreverem sermões.

Naturalmente, se a obra não for interessante, as pessoas não as lerão com prazer, e por isso ela será inútil. É importante que o assunto atraia, fazendo os leitores se sentirem presos a ele. Todavia, analisando a literatura da atualidade, a grande maioria das obras nos faz pensar que os escritores se interessam apenas em vendê-las ou vê-las adaptadas ao cinema, e, com isso, ganha fama. Os textos não passam de um amontoado de palavras; terminada a leitura, sentimos que deles nada se aproveita. Em verdade, seus autores não passam de pretensos excritores. Tais obras poderiam ser comparadas a pessoas vazias de conteúdo; podem ser famosas por algum tempo, mas um dia cairão no esquecimento.

Quando observamos minuciosamente a sociedade atual, até nos assustamos com as numerosas falhas que ela apresenta. Se quisermos tomá-la por tema, não nos faltarão assunto. Gosto muito de cinema, do qual sou frequentador assíduo. Às vezes, quando vejo filmes que apontam as falhas da sociedade, fico muito interessado e contente, por saber que, de alguma forma, alguém pensa como eu; tenho até vontade de reverenciar seus autores e produtores. Obras desse tipo nunca deixam de ser reconhecidas pelo público, dando lucros vantajosos às livrarias e às empresas cinematográficas. É como matar dois coelhos de uma só cajadada.

Alicerce do Paraíso, “Johrei, através das letras” – 26/11/1952

terça-feira, 29 de março de 2011

“A elevada inteligência concedida por Deus constitui a maior força do homem.”

ikebana 1 Todos se referam à inteligência como se fosse uma coisa única. Mas ela pode ser de vários tipos, apresentando diferentes níveis de profundidade.

Dentre as inteligências, as mais elevadas são: a divina, a sagrada e a superior. Precisamos aprofundar a nossa própria fé, a fim de cultivá-las. Elas surgem quando possuímos espírito correto, que admite a exist~encia de Deus. ?Quando há esforço baseado na virtude esses aspectos superiores da intelîgência se desenvolvem, e a recompensa será a verdadeira felicidade.

Em nível mais baixo, estão as inteligências calculista, ardilosa, satânica e outras, que nascem do Mal. Todos os criminosos serem como exemplo. Os delinquentes intelectuais, especialistas em fraudes, possuem-nas em alto grau. Os conhecidos “heróis” de sucesso passageiro nada mais são do que portadores, em ampla escala, dessas inteligências nocivas.

É interessante notar que quando maior for a inteligência do Bem, mais profunda ela é; quando maior a inteligência do Mal, mais superficial. Basta analisar a vida dos criminosos, desde épocas remotas, para verificar o que estamos dizendo, para verificar o que estamos dizendo. Eles fazem planos aparentemente perfeitos, mas que, na prática, apresentam alguma falha. É essa falha que torna público e notório o seu fracasso. Por conseguinte, se o homem deseja crescente prosperidade, deve fazer esforços para aprofundar sua inteligência. A profundidade da inteligência depende da força da sinceridade. Assim, conclui-se que o homem cuja fé não é correta nada conseguirá. Tão logo seja aceita essa teoria, desaparecerão os males da sociedade.

O homem de hoje é superficial. Isto pode ser facilmente observado por quem examina os vários campos da atividade humana. Os políticos, por exemplo, só se ocupam de assuntos imediatos; qualquer outro é negligenciado até que tome vulto. Suas providências assemelham-se aos remédios alopatas: combatem os efeitos e não as causas. Ora, todo problema surge porque existe uma causa; nada acontece sem motivo. A inteligência superficial não consegue prever o futuro, ficando  impossibilitada de estabelecer uma verdadeira política. No jogo de xadrez, o mestre ganha a partida porque “enxerga” os lances subsequentes; o novato é derrotado porque não os prevê.

Neste sentido, o homem deve conscientizar-se de que precisa cultivar as inteligências de nível superior, pois, sem elas, não obterá o verdadeiro êxito. E devemos compreender que a Fé é o único meio para adquiri-las.

Alicerce do Paraíso, “Luz da Inteligência” – 25/05/1949

domingo, 27 de março de 2011

“As pessoas que lêem meus Ensinamentos com avidez, gradativamente, vão elevando sua sabedoria.”

SDC10307 Quem nada sabe, mesmo duvidando, é natural que será perdoado, e isto está de acordo com a lógica. Entretanto, se a pessoa duvida, apesar de lhe ter sido mostrada a realidade, a cura não se processará conforme o desejado. Analisando bem esses casos, vemos que eles estão adequados à lógica. Descobrir rapidamente essa lógica significa possuir Inteligência da Percepção Verdadeira.  significa que houve reflexo no espelho da alma. quando o espelho fica embaçado, o reflexo perde a nitidez. Por isso, polindo-se constantemente o espelho da alma, o reflexo se produz claramente e consegue-se descobrir tudo muito rápido. Apesar de quase não ser levado em consideração, este é um ponto muito importante da Fé. A esse respeito, no budismo, Sakuamuni disse que inteligência é a capacidade de se descobrir as coisas rapidamente. Quando ela se manifesta, num determinado nível, a pessoa torna-se iluminada. O Grande Iluminado é o mais poderoso. Sakyamuni disse: “Torna-se Bossatsu quem adquirir Percepção Verdadeira. quem possui Grande Iluminação é Nyorai. “Isso quer dizer que a percepção é, de fato, a “Inteligência”. Assim, existem pessoas que percebem as coisas rapidamente porque são iluminadas, e quem é iluminado tem poucas máculas espirituais. Para diminuir as máculas e tornar límpido o espelho da alma, o melhor é ler bastante os Ensinamentos. O que antes não se entendia, ao lê-los novamente entende-se. Depois de algum tempo, muitas vezes a pessoa desperta, dizendo: “Aqui está”. “Existe cada coisa tão boa!”.”Está tão claro” Como é que não conseguia entender?” Isso aconteceporque na leitura anterior, o espírito estava maculado. A medida que as máculas vão sendo eliminadas, a compreensão vai melhorando.

Coletânea de Ensinamentos vol.29 – 05/12/1953