sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A LUZ DA INTELIGÊNCIA

hakone 2 “Sabedoria! Oh, Sabedoria! És a luz que ilumina

as trevas do caminho percorrido pelo homem.”

Há varios tipos de inteligência. Formam uma escada de cinco degraus, na seguinte ordem: Divina, sagrada, superior, ardilosa e calculista.

A inteligênia Divina é a mias elevada, e Deus a concede a certas pessoas para que cumpram missões importantes. Bem afirma o ditad: “Diz-se que a inteligência é humana quando o conhecimento é aprendido; é Divina quando não depende de aprendizado.”

A inteligência Divina pode ser considerada como de caráter masculino em relação à inteligência sagrada, que, por sua vez, pode ser considerada como de caráter feminino.

A inteligência superior é aquela manifestada pelas pessoas sábias. No budismo, denomina-se “Tie Shokaku” (Inteligência da Percepção Verdadeira) ou simplesmente “Tie” (inteligência).

A ação dos espíritos malignos é que obscurece o discernimento humano. Os políticos e os intelectuais da atualidade dão-nos exemplo disto: gastam horas e horas discutindo problemas quase sempre de muito pouca importância. Quando se trata de um assunto de grande monta, dezenas de pessoas passam a debatê-lo por várias horas, durante dias e dias, muitas vezes sem chegar à conclusão desejada. Isso prova a lentidão mental do homem contemporâneo, pois todo problema só apresenta uma solução. Jamais houve um problema com muitas respostas. E dizer que tantos cérebros levam vários dias só para encontrar a solução de um problema! É desolador…

A causa dessa lentidão mental é a escassez de inteligência superior, pois as mentes se acham obscurecidas. E se elas estão obscurecidas é porque cultivam idéias satânicas, decorrente da devoção ao materialismo. Essa devoção provém do não-reconhecimento  da existência de Deus. Ora, se as pessoas não reconhecem a existência de Deus, é porque falta uma religião com o poder de inspirar-lhes esta crença. A verdadeira religião deve ser capaz de mostrar claramente que Deus existe. A própria necessidade de insistir neste assunto é decorrente da fraqueza mental do homem moderno.

De acordo com a teoria que expomos, quem possui inteligência superior consegue resolver qualquer problema em poucos minutos. Eu, pessoalmente, limito a trinta minutos os debates de meus subalternos, seja qual for o problema discutido. quando a questão se prolonga por mais de uma hora, aconselho que interrompam a reunião, deixando-a para outro dia, ou que me consultem sobre o assunto. É claro que não atendo à modestia quando digo que quase sempre consigo resolver qualquer problema em pucos minutos, por mais difícil que ele seja. Excepcionalmente, se aparece uma questão que não resolvo logo, protelo-a sem me esforçar. Momentos depois, infalivelmente, vem-me a inspiração para solucionar o caso.

Analisemos, a seguir, a inteligência calculista. Todos a cosideram uma inteligência superficial; seu sucesso é passagenro, resultando sempre em derrota, e os que dela se utilizam perdem a confiança dos outros.

A inteligência ardilosa pode ser considerada como perversidade – é a inteligência do Mal. Milhares de pessoas a empregam, quase sempre pertencentes às classes dirigentes e intelectuais. Assim, é impossível a sociedade melhorar. Tão logo essa espécie de inteligência seja erradicada do Universo, surgirá uma sociedade sadia e países magníficos. Mas haverá meios de erradicá-la? Certamente que sim. Basta destruirmos sua raiz. Essa tarefa cabe a uma religião poderosa, capaz de despertar a fé em Deus.

Alicerce do Paraíso, “As cinco inteligências” – 20/08/1949

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

“A ação que purifica as criaturas possuidoras de muitas máculas é a tábua da verdadeira salvação.”

GRATIDÃO 3 (…) O Johrei não visa curar doenças; é, antes, um de criar felicidade. Ele não pode ter como objetivo, a cura de doenças, porque estas são formas de purificação; sua finalidade é eliminar as máculas do espírito. O resultado da erradicação dessas máculas é a extinção dos sofrimentos humanos.

Costumo ensinar que a doença, a pobreza e o conflito são processos purificadores. A doença é o principal, porque afeta a própria base da vida. Quando conseguirmos vencê-la também solucionaremos o problema da pobreza e do conflito. Portanto, a base da felicidade é a eliminação das máculas espirituais. O Johrei é o método mais simples e infalível para erradicá-las. É. pois, evidente que ele não visa a própria doença, e sim as suas causas.

Como já escrevi em outras oportunidades, o corpo material do homem vive no Mundo Material, e o espírito, no Mundo Espiritual. Sendo assim, a sistuação do Mundo Espiritual influi sobre o espírito e se reflete sobre o corpo, de modo que o destino do homem se origina no Mundo Espiritual.

O Mundo Espiritual está dividido em três planos: Superior, Intermediário e Inferior. Cada plano é constituído de três níveis e cada nível se subdivide em vinte camadas. Ao todo, são cento e oitenta camadas, mais uma – acima de todas, ocupada por Deus. Temos, pois, cento e oitenta e uma camadas. Qualquer entidade, por mais elevada que seja, acha-se numa das cento e oitenta camadas.

Essa explicação tem por base o sentido vertical. Horizontalmente, a extensão de cada plano varia no setido do Inferno até o Céu.

Suponhamos que um espírito que se encontre no nível inferior do Plano Inferior, isto significa que ele se acha no fundo do Inferno. Como nesse local o sofrimento do espírito é muito intenso, á terrível reflexo sobre o corpo físico, que passa a ser espantosamente atormentado. No nível médio do Plano Inferior, o reflexo é menos danoso. Então o sofrimento se torna mais suave, mais tolerável. E assim por diante. Os padecimentos variam de acordo com a posição do espírito nas várias camadas do Mundo Espiritual.

Ultrapassando-se as sessenta camadas do Plano Inferior, atinge-se o Plano Intermediário, que corresponde à vida na Terra. acima do Plano Intermediário está o Plano Superior, o Reino dos Céus, onde se acham os anjos e onde se pode desfrutar uma vida de felicidade.

Como se vê, a posição em que se acha o espírito de uma pessoa reflete-se no seu destino. Por isso, devemos esforçar-nos para elevar o nosso nível espiritual, o que significa reduzir os nossos sofrimentos e, proporcionalmente, aumentar a nossa felicidade. Assim, não mais serão necessários os sofrimentos purificadores. É inútil apelar para a inteligência e envidar esforços enquanto o espírito estiver no Plano Inferior, porque esta é a Lei de Deus. E a Lei do Espírito Precede a Matéria também é inviolável.

Concluímos, portanto, que, para ser feliz, é necessário crer em Deus Absoluto, adorá-Lo, compreender e praticar a Sua Vontade, somar méritos e purificar o espírito de modo que o seu habitat espiritual se eleve ao Céu. Não há outro processo para alcançarmos a felicidade, e nisso reside o profundo significado do Johrei.

Alicerce do Paraíso, “Sermão, Johrei e Felicidade.”  - 25/03/1952 – 25/08/1952

domingo, 13 de fevereiro de 2011

“Acredito que, no mundo atual, só há uma forma para os homens compreenderem Deus; através dos milagres do Johrei.” (Nidai-Sama)

johrei Só em agosto de 1946 a nossa Igreja Messiânica Mundial foi fundada como entidade religiosa e começou a desenvolver suas atividades abertamente. Até então, a pressão por parte das autoridades era intensa, e por isso, como é do conhecimento de todos, ela vinha desenvolvendo a terapia popular sob a denominação “terapia de purificação japonesa”. Todavia, entre as pessoas que não tinham fé, a cura das doenças não era absoluta, e por esse motivo, dependendo da pessoa, eu fazia com que ela orasse diante da imagem de Kannon pintada por mim. Tal procedimento era aceito pelas autoridades, que, desde antigamente, diziam não ser prolema esse tipo de fé. A esse ponto as autoridades detestavam as religiões novas… Felizmente, o mundo tornou-se democrático e foi permitida a liberdade em matéria de Religião. Desde então, pudemos desenvolver livremente as nossas atividades como organização religiosa. Na época, as pessoas que poderiam ser consideradas como membros eram apenas de duzentas a tresentas.

Como todos estão cientes, em agosto deste ano, a Igreja estará completando seis anos de existência, e é surpreendente o número atual de membros, que somam algumas dezenas de milhares. Existem 3.242 ministros; Igrejas grandes, 4 unidades; Igrejas médias, 88 unidades, e 524 filiais. A Igreja vem se expandindo dessa maneirae promete crescer ainda mais vigorosamente a cada dia e a cada mês. Além disso, a partir da primavera deste ano, ela será ampliada no Havaí e, no verão, nos Estados Unidos. No que se refere à expansão, o número dos membros do Havaí, num período de mais ou menos meio ano, já ultrapassou a casa dos mil. Recentemente, foi adquirido por 50 mil dólares, um terreno com casa, que poderá se tornar uma magnífica Sede Central; ao mesmo temp, entre os membros nativos, pessoas fervorosas têm se tornado dirigentes das unidades filiais, que já são inúmeras. Atualmente, estão sendo criadas outras unidades em várias localidades. Nos Estados Unidos, também, no mês de agosto será inaugurada uma filial, e dias atrás recebi um relatório dizendo que o número de participantes nos cursos de iniciação tem aumentado dia a dia, tudo indicando que, no futuro, vai ser incalculável a expansão da Igreja naquele país.

além disso, foi concluído o Paraíso Terrestre de Hakone, e o Museu de Arte, que ficou pronto no ano passado e está sendo aperfeiçoado gradativamente, por fim passou a ser conhecido pelo povo em geral. Neste verão, o número de  visitantes foi várias vezes maior. A sua fama se estendeu principalmente entre os estrangeiros, e muitos deles o têm visitado diariamente. Acho que se continuar assim, não estará distante o dia em que ele se tornará famoso no Japão. Há alguns anos adquiri, no centro de Gora, no melhor local de Hakone, um terreno que mede cerca de 33 mil metros quadrados, onde tenho o plano de, futuramente, construir a Sede Central.

A construção do Paraíso Terrestre que ora estamos realizando em Atami, tal como o Templo Messiânico, a plataforma de vista panorâmica, o Museu de Arte, etc., tem avançado progressivaente. Consegui adquirir, também, o terreno para o Paraíso Terrestre de Saga, em Quioto, cuja construção pretendo realizar um dia.

Observando esse grandioso e magnífico progresso, não podemos imaginar em absoluto que seja uma obra humana. Está ocorrendo um progresso em grande escala, além da minha imaginação, e mesmo no que se refere à sua rapidez fico realmente surpreso; certamente é um fato inédito na história religiosa do mundo. E onde está a causa desse progresso? Está no Johrei, peculiaridade da nossa Igreja, e nos milagres que têm ocorrido em grande número. Pessoas com doenças graves e desenganadas pelos médicos, que já se preparavam para a morte, repentinamente começam a se restabelecer, tornam-se saudáveis e são agraciadas com vida nova, de modo que a sua gratidão e emoção são incalculáveis. Não conseguindo deixar de retribuir essa graça, primeiramente elas passa a oferecer agradecimento monetário. Além do mais, como a diretriz de nossa Igreja proíbe a exploração, contribuem espontaneamente. Sendo elevado o número de tais pessoas, a quantia também é elevada. Desse modo, é possível fazer várias construções seguidamente.

Através de tudo isso, creio que poderão imaginar quão surpreendentes são os benefícios materiais proporcionados pela nossa Igreja. Dizem que, sem excessão, tudo é milagre; por conseguinte, uma Igreja que gera tantos milagres como a nosso é inédita. Em suma, ela expande-se seguindo a ordem: grandes benefícios materiais, milagres, desenvolvimento. Entretanto, o que referi acima, são fatos que se limitam ao Japão. Posteriormente, a linha de difusão deverá se estender aos Estados Unidos e demais países; portanto, o vigor desse progresso certamente será inimaginável. Como prevemos, nossa Igreja se tornará uma grande Igreja de âmbito mundial, e acredito que o dia da salvação da humanidade não está tão distante. Quando penso nisso, sinto uma grande emoção.

Jornal Eiko no 228, “Principal causa da expansão da nossa Igreja” – 30/09/1953

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

JOHREI

 “O ato que eu realizo sob o nome de Johrei constitui aquilo a

                                        que se dá o nome de Bmão 1atismo pelo Fogo.”

(…) Tomando a como base e analisando o sentido das profecias citadas, podemos afirmar que nos encontramos na iminência de um grande perigo; para ultrapassá-lo, precisaremos estar com o espírito purificado. Isso quer dizer que o homem mau será eliminado para sempre. Se assim for, torna-se imprenscindível purificarmos nosso espírito através de uma fé correta, a fim de que possamos transpor essa fase com segurança.

Os materialistas podem não acreditar, podem dizer que é um absurdo, que Deus é apenas fruto da imaginação do homem; entretanto, quando chegar o momento decisivo e, aflitos, eles quiserem voltar-se para Deus, já será tarde demais. Isso é mais claro que a luz do dia. Naturalmente, o amor de Deus é infinito e Seu desejo é salvar o maior número possível de criaturas. Nós, que seguimos Sua Vontade, estamos repetidamente advertindo os homens, através da palavra oral e escrita.

Sobre o mesmo assunto existe uma outra advertência: “Deus está querendo salvar os homens, mas, se eles não tomarem cuidado e não derem importância a tantos avisos, encarando-os simplesmente como o canto do galo que estão acostumados a ouvir, chegará a hora em que , prostarados, terão de pedir perdão a Deus. No entanto, quando chegar essa hora, Seus não poderá ficar se ocupando dos homens. Assim, eles terão de resignar-se ante a situação criada pelas suas próprias mãos.” Acho que essas palavras têm exatamente o mesmo sentido daquilo que eu acabei de explicar.

A propósto, falarei resumidamente sobre o Dilúvio e a Arca de Noé.

O fato deve ter acontecido há milhares de anos, num antigo país europeu, onde viviam dois irmãos de nome Noé. No estado que hoje chamamos de “transe”, o mais velho foi avisado sobre a iminência de um dilúvio e por isso deveria alertar seu povo. Muito apreensivos, eles anunciaram aos homens o perigo iminente, mas ninguém acreditou em suas palavras. Passados alguns anos, finalmente eles conseguiram convencer seis pessoas. Então Deus lhes ordenou que construíssem uma arca, e os oito entraram nela.

Pouco tempo depois, começou a chover ininterruptamente. Uns dizem que choveu quarenta dias; outros que cem. O certo é que foi um longo período de fortes chuvas. As águas subiam cada vez mais, inundando as casas; apenas o cume das montanhas ficava de fora. Os homens tentavam entrar na arca ou refugiar-se nas montanhas, mas os animais ferozes e as cobras venenosas, querendo salvar-se, faziam o mesmo. Como a arca possuia tampa, ninguém conseguiu entrar. Famintos, os animais devoraram todos os homens; salvaram-se apenas as oito pessoas que estavam na arca. Elas são consideradas antepassados da raça branca.

No Novo Testamento, existe uma passagem na qual se diz que João faria o batismo pela água e Cristo faria o batismo pelo fogo, atribuído a Cristo, só poderá ser o Juízo Final que está prestes a chegar. Acontece que a água é material, e o fogo é espiritual. Por isso, aquilo que estamos realizando atualmente a purificação do espírito através do espírito – nada mais é que o batismo pelo fogo. Como o espírito se reflete na matéria, a influência que esse batismo exercerá sobre ela deverá produzir uma mudança extraordinária. Mas precisamos saber que existe o perigo apenas para o Mal, e não para o Bem.

Este artifo, eu o ofereço às pessoas descrentes.

Alicerce do Paraíso, “O Juízo Final” –20/01/1950

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

“Os homens de pensamentos, palavras e ações puras e belas, estes, eim, são entes do Reino dos Céus.”

Interlocutor: Gostaria de saber a relação que há entre Nenpi-Kannon-Riki, Nenpi-Kannon-Gyo e Nenpi-Kannon-Shin.

Índice Meishu-Sama: Nesse caso, o ponto de partida é o pensamento; portanto, se a pessoa conseguir pratricar o Kannon-shin (pensamento de Kannon), também conseguirá praticar o Kannon-gyo (prática de Kannon). Com essa prática, poderá se manifestar o Kannon-kiki (força de Kannon), Ba oração, eles estão dispostos em ordem contrária. Mas é bom que estejam naquela ordem, porque para os budistas é o contrário, o corpo físico vem antes. Para os que têm a fé centralizada em Deus, entretanto, o espírito é que vem antes, porque o pensamento é primordial. Posteriormente é que se determina a prática. O pensamento e a prática devem unificar-se. Fala-se sobre a unidade pensamento, palavra e ação; o correto é a unificação dos três.

Registro das Palavras de Luz – Vol.8 – 30/05/1949