“Sabedoria! Oh, Sabedoria! És a luz que ilumina
as trevas do caminho percorrido pelo homem.”
Há varios tipos de inteligência. Formam uma escada de cinco degraus, na seguinte ordem: Divina, sagrada, superior, ardilosa e calculista.
A inteligênia Divina é a mias elevada, e Deus a concede a certas pessoas para que cumpram missões importantes. Bem afirma o ditad: “Diz-se que a inteligência é humana quando o conhecimento é aprendido; é Divina quando não depende de aprendizado.”
A inteligência Divina pode ser considerada como de caráter masculino em relação à inteligência sagrada, que, por sua vez, pode ser considerada como de caráter feminino.
A inteligência superior é aquela manifestada pelas pessoas sábias. No budismo, denomina-se “Tie Shokaku” (Inteligência da Percepção Verdadeira) ou simplesmente “Tie” (inteligência).
A ação dos espíritos malignos é que obscurece o discernimento humano. Os políticos e os intelectuais da atualidade dão-nos exemplo disto: gastam horas e horas discutindo problemas quase sempre de muito pouca importância. Quando se trata de um assunto de grande monta, dezenas de pessoas passam a debatê-lo por várias horas, durante dias e dias, muitas vezes sem chegar à conclusão desejada. Isso prova a lentidão mental do homem contemporâneo, pois todo problema só apresenta uma solução. Jamais houve um problema com muitas respostas. E dizer que tantos cérebros levam vários dias só para encontrar a solução de um problema! É desolador…
A causa dessa lentidão mental é a escassez de inteligência superior, pois as mentes se acham obscurecidas. E se elas estão obscurecidas é porque cultivam idéias satânicas, decorrente da devoção ao materialismo. Essa devoção provém do não-reconhecimento da existência de Deus. Ora, se as pessoas não reconhecem a existência de Deus, é porque falta uma religião com o poder de inspirar-lhes esta crença. A verdadeira religião deve ser capaz de mostrar claramente que Deus existe. A própria necessidade de insistir neste assunto é decorrente da fraqueza mental do homem moderno.
De acordo com a teoria que expomos, quem possui inteligência superior consegue resolver qualquer problema em poucos minutos. Eu, pessoalmente, limito a trinta minutos os debates de meus subalternos, seja qual for o problema discutido. quando a questão se prolonga por mais de uma hora, aconselho que interrompam a reunião, deixando-a para outro dia, ou que me consultem sobre o assunto. É claro que não atendo à modestia quando digo que quase sempre consigo resolver qualquer problema em pucos minutos, por mais difícil que ele seja. Excepcionalmente, se aparece uma questão que não resolvo logo, protelo-a sem me esforçar. Momentos depois, infalivelmente, vem-me a inspiração para solucionar o caso.
Analisemos, a seguir, a inteligência calculista. Todos a cosideram uma inteligência superficial; seu sucesso é passagenro, resultando sempre em derrota, e os que dela se utilizam perdem a confiança dos outros.
A inteligência ardilosa pode ser considerada como perversidade – é a inteligência do Mal. Milhares de pessoas a empregam, quase sempre pertencentes às classes dirigentes e intelectuais. Assim, é impossível a sociedade melhorar. Tão logo essa espécie de inteligência seja erradicada do Universo, surgirá uma sociedade sadia e países magníficos. Mas haverá meios de erradicá-la? Certamente que sim. Basta destruirmos sua raiz. Essa tarefa cabe a uma religião poderosa, capaz de despertar a fé em Deus.
Alicerce do Paraíso, “As cinco inteligências” – 20/08/1949