sábado, 2 de outubro de 2010

“Felizmente chegou a Era da Justiça. Os que estão do lado do Bem viverão felizes; os que estão do lado do Mal serão eliminados.”


(...) Se o Mal é a causa fundamental da infelicidade humana, conforme dissemos, levanta-se a seguinte questão: por que Deus o criou? Esta é a pergunta que mais tem atormentado o homem até os dias de hoje. Eis, porém, que finalmente deus esclareceu a Verdade, que eu passo agora a anunciar.
O Mal foi necessário até o momento porque, através do conflito entre ele e o Bem, a cultura material pôde progredir até chegar ao ponto em que se encontra. É surpreendente! Embora nem em sonho pudéssemos imaginar que o motivo fosse realmente esse, é a pura verdade. A propósito, falarei primeiramente sobre a guerra.
A guerra ceifou milhares de vidas e, por ser tão trágica, os homens a temem mais do que tudo. Para fugir a essa catástrofe, usaram todos os recursos da inteligência humana, e nem precisamos falar o quanto isso contribuiu para o progresso da cultura. Entre outras coisas, a História nos mostra claramente que, após as guerras, tanto os países vencedores como os vencidos progrediram enormemente. Todavia, se elas chegassem ao extremo ou se prolongassem demasiadamente, os países seriam totalmente aniquilados, o que representaria a destruição da cultura. Sendo assim, Deus as detém num certo ponto, fazendo com que retorne a paz. Através dos relatos históricos, vemos que sempre houve alternância de períodos de guerra e períodos de paz.
Na sociedade, a situação é idêntica. Os criminosos e as autoridades vivem fazendo competição de inteligência. Os desajustes de relacionamento entre as pessoas também são decorrentes da luta entre o Bem e o Mal. Podemos entender, no entanto, que essas divergências contribuem para o desenvolvimento da inteligência humana.
Ora, se até hoje a cultura progrediu graças aos atritos entre o Bem e o Mal, é lícito afirmar que este foi imprescindível. Contudo, precisamos saber que não é uma necessidade eterna, ou seja, há um limite para ela. A esse respeito, devo dizer que, atrás de tudo isso, está o objetivo de Deus, que comanda o Universo. Em termos filosóficos, a expressão seria Ser Absoluto, ou Vontade Universal.
A começar por Cristo, todos os fundadores de religiões fizeram profecias sobre o "Fim do Mundo", mas essa expressão, em verdade, significa o fim do Mundo do Mal e o advento de um mundo ideal – o Paraíso Terrestre, isento de doença, pobreza e conflito, o Mundo de Verdade, Bem e Belo, o Mundo de Miroku, o Reino dos Céus, etc. Os nomes diferem, mas o significado é um só.
A construção de um mundo tão maravilhoso requer um preparo à altura; um preparo completo, que preencha todas as condições, tanto do ponto de vista espiritual como do ponto de vista material. Deus determinou que primeiro se efetuasse o progresso material, pois o progresso espiritual não está preso ao tempo, podendo ser efetuado de uma só vez, ao contrário daquele, que necessita de muitos e muitos anos. Para preencher a primeira condição, ele fez com que, inicialmente, os homens ignorassem Sua existência, concentrando-se apenas nas coisas materiais. Foi assim que surgiu o ateísmo, condição básica para a criação do Mal. Assim, fortificado, o Mal impingiu maiores sofrimentos ao Bem e, prosseguindo na luta, atirou o homem ao abismo do sofrimento. Mas o homem sempre se debateu, na ânsia de sair desse abismo, o que desencadeou a força geradora de um grande impulso no progresso da cultura. Foi trágico, porém inevitável.
Com tudo que dissemos, creio que puderam ter uma noção básica sobre o Bem e o Mal. Tendo finalmente chegado o tempo em que o Mal não será mais necessário, ou seja, o tempo presente, a questão é seríssima. Não se trata de previsão nem sonho; é a pura realidade. Acreditando ou não, o fato já está saltando os olhos, através do extraordinário progresso da ciência nuclear. Por conseguinte, se estourasse uma nova guerra, não seria uma simples guerra e sim a destruição total, a extinção da humanidade. Não obstante, esse progresso é uma forma de extinguir o Mal e, por isso, torna-se motivo de alegria. Como resultado, a cultura, que até hoje foi aproveitada pelo Mal, sofrerá uma reviravolta, ficando à inteira disposição do Bem. Daí surgirá o tão almejado Paraíso Terrestre.
Alicerce do Paraíso, "A construção do Paraíso e a eliminação do Mal" – 13/08/1952

Um comentário:

  1. Estava com pensamentos a me ocuparem a mente e vim procurar o ensinamento que se encaixava nisso.
    Eu costumo dizer que não acredito no mal. Isso por força de treinamento dos ensinamentos de outro livro chamado Alegria e Triunfo, que diz tudo vem de Deus, portanto crer no mal e cultivar dois poderes e só há um poder Deus.
    Mais ou menos, refletindo sem pensar demais acredito que quando vejo o mal e me recuso a acreditar nele, estou fazendo com que perca suas forças, não aliando-me pela energia dos meus pensamentos à qualquer pessoa que pense negativamente.
    Acho que tanto o livro quanto a religião messiãnica me atraíram porque desde muito nova recusei-me a aliar-me ao mal.
    Todas as vezes em que pessoas me fizeram sofrer, sempre pedi a Deus, isto com um enorme esforço, não nego, para que lhes fizesse muito felizes. Na época de garota eu pedia a Deus que, se pudesse, as fizesse muito felizes longe de mim. E isto Deus fez muitas vezes em minha vida.
    Hoje, entretanto, por força do conhecimento dos ensinamentos, não mais peço a Deus que as afaste, pois sei que se estão no meu caminho é porque tenho, por força de elos espirituais com seus antepassados, que cumprir a missão pedir a Deus e Meishu-Sama que permita que seus espíritos sejam purificados e salvos.
    Assim, sigo acreditando que as pessoas são essencialmente boas e querem, por princípio, o bem uns dos outros. Lógico que algumas pessoas acabam por desejar mal as outras, mas acredito que sempre porque estão desejando o seu próprio bem e/ou dos seus. Assim, no fundo, desejam o bem de alguma forma.
    Acho que é assim comigo também, quando sinto algo ruim por alguém,faço um grande esforço para ver o seu lado bom e desejar-lhe o bem, muito bem.
    Acho que tenho pavor do que posso ser pensar de ruim, então tento ao máximo vigiar meus pensamentos e sentimentos para não querer, nem mesmo por descuido, o mal de outra pessoa.
    Dizem alguns quando tenho tal atitude que é da natureza humana. Mas eu ainda prefiro pensar que a natureza humana é boa e que a humanidade tem jeito sim. E, como diz o ensinamento, o fim do mundo está próximo, mas apenas o fim do mundo do mal.
    Vejo muita perturbação, prevista por Meishu-Sama, e acredito firmemente que é a purificação necessária para enfim a humanidade realizar o Plano Divino - O Paraíso - um mundo sem doença, pobreza e conflito.
    Ao mesmo tempo que vejo toda a purificação, guerras e doenças, também vejo cada vez mais pessoas, e acho mesmo que são a maioria, só que mais discretos e dão menos ibope, preocupados em salvar o planeta, pessoas boas, solidárias, altruístas. Pessoas preocupadas cada vez mais em ser melhores e não mais poderosas. Essas são as pessoas que construiram o Paraíso. Que Deus lhes dê cada vez mais luz para cumprirem sua missão.

    ResponderExcluir