domingo, 24 de novembro de 2013

RELIGIÃO PRAGMÁTICA

O pragmatismo, doutrina sustentada inicialmente por Charles Sanders Peirce, famoso filósofo americano (1839-1914), chegou a ser uma filosofia de âmbito mundial, propagada por William James, que hoje é considerado seu criador. Dizem que pragmatismo significa utilidade prática> creio, entretanto, ser mais adequado aplicar o temo “ativismo”.

Acho desnecessário falar muito a respeito, porque se trata de uma teoria conhecida por todos aqueles que se interessam pela filosofia. O que desejo falar agora, é sobre pragmatismo religioso. Já me referi uma vez a esse tema, mas torno a abordá-lo, para melhor compreensão.

Quando falamos em ativismo religioso, temos a impressão que todas as religiões estejam praticando ações baseadas na fé. Todos conhecem propagandas por escrito, sermões verbais, orações, cultos, rituais religiosos, ascetismos e mortificações; infelizmente, porém, as religiões ainda não atingiram a vida prática. Em verdade, não passam de cultura mental.

O pragmatismo filosófico introduz a filosofia na vida prática, acentuando, neste ponto, o caráter americano. Pretendo fazer o mesmo, com uma diferença: fundir a religião e a vida prática, tornando-as íntima e inseparáveis. Deixemos, pois de ostentar virtudes, de isolar-nos, de ser teóricos como foram até hoje os religiosos, e sejamos iguais às pessoas comuns. Para tanto, é preciso que eliminemos toda afetação religiosa e procedamos sempre de acordo com o senso comum, a ponto de tornar a fé imperceptível aos outros. Isso vem a ser a apropriação completa da fé.

Com essa explicação, creio que puderam entender o que vem a ser ativismo religioso.

Alicerce do Paraíso, volume 4, 30/maio/1951

Nenhum comentário:

Postar um comentário