segunda-feira, 13 de setembro de 2010

“Eu conduzo ao protótipo do Paraíso, ainda que por pouco tempo, as criaturas sofredoras deste mundo infernal.”

Depois da criação do mundo, nunca existiu uma obra tão grandiosa, de tão grande importância, e motivo de tanta alegria. No Japão, dizem que o general Hideyoshi Toyotomi construiu o castelo de Oossaka e que Nikko foi construída por xóguns de três gerações. Estas construções, entretanto, tinham um motivo completamente diferente da obra que estou realizando. Elas foram realizadas para enaltecer os seus autores e mantê-los no poder, isto é, para sua defesa nas ocasiões de guerra. Eram uma forma de prevenção para eles não serem dominados na luta, uma espécie de orgulho do seu próprio poder. (...) Realmente, era muito escasso o interesse pelo público. Sendo eles japoneses, deveriam alegrar todo o povo japonês. Consequentemente, seus autores estavam centralizados em si mesmos, em seu próprio benefício.

Também no Vaticano, na Itália, tem cunho religioso, sendo a sede central para propagação do cristianismo, que na Era Romana teve grande expansão. Com as doações de mercadorias e de dinheiro é que foi possível construir, gradativamente, aquele Museu de Arte. Portanto, ele é quase que totalmente religioso. No ano passado, ganhei fotos coloridas de pinturas a óleo do Vaticano e achei-as realmente maravilhosas. Vistas através de fotografias, elas já são belas, imaginem pessoalmente. Fiquei deveras surpreso. Não obstante, o Vaticano foi criado por uma religião. A cultura americana também é maravilhosa, mas é motivo de orgulho da cultura mecânica, sendo aproveitada, também, para obtenção de lucros. O conjunto desses fatores é que gerou aquela obra magnífica. Por conseguinte, não é uma obra artística.

O protótipo do Paraíso Terrestre que agora estou construindo, ao contrário de visar a guerra, servir de proteção ou expandir uma religião, tem um sentido puramente pacífico, objetivando que um grande número de pessoas – as pessoas do mundo inteiro – apreciem o Belo e, através disso, possam elevar suas almas. Até agora, nada semelhante foi criado em nenhum lugar do mundo. O protótipo do Paraíso Terrestre deve ser a primeira realização com esse sentido. Futuramente, ele será compreendido pelo mundo todo. Os próprios jornalistas dos Estados Unidos vêm afirmando que em vários locais do mundo estão sendo construídos museus magníficos, mas que todos esses museus visam principalmente benefícios próprios. "O senhor, no entanto – disseram eles – é diferente, está realizando uma obra em beneficio do povo, visando realmente a paz, por isso é uma pessoa rara entre os japoneses. Não sabia que existiam pessoas como o senhor no Japão". É lógico que eles não tinham conhecimento da construção do protótipo do Paraíso Terrestre, pois trata-se de fato recente. A conversa acabou se tornando um tremendo rasga-sedas, mas essa obra não sou eu que estou realizando. É Deus quem está me utilizando; portanto, pode-se dizer que eu sou um emissor do orgulho de Deus. Após a conclusão do protótipo do Paraíso Terrestre de Atami, a Igreja Messiânica Mundial sofrerá uma transformação radical e será conhecida como algo mundialmente grandioso. Consequentemente, ela será conhecida não só no Japão como também no exterior.

Coletânea de Ensinamentos vol.30 – 02/01/1950

Nenhum comentário:

Postar um comentário