domingo, 13 de fevereiro de 2011

“Acredito que, no mundo atual, só há uma forma para os homens compreenderem Deus; através dos milagres do Johrei.” (Nidai-Sama)

johrei Só em agosto de 1946 a nossa Igreja Messiânica Mundial foi fundada como entidade religiosa e começou a desenvolver suas atividades abertamente. Até então, a pressão por parte das autoridades era intensa, e por isso, como é do conhecimento de todos, ela vinha desenvolvendo a terapia popular sob a denominação “terapia de purificação japonesa”. Todavia, entre as pessoas que não tinham fé, a cura das doenças não era absoluta, e por esse motivo, dependendo da pessoa, eu fazia com que ela orasse diante da imagem de Kannon pintada por mim. Tal procedimento era aceito pelas autoridades, que, desde antigamente, diziam não ser prolema esse tipo de fé. A esse ponto as autoridades detestavam as religiões novas… Felizmente, o mundo tornou-se democrático e foi permitida a liberdade em matéria de Religião. Desde então, pudemos desenvolver livremente as nossas atividades como organização religiosa. Na época, as pessoas que poderiam ser consideradas como membros eram apenas de duzentas a tresentas.

Como todos estão cientes, em agosto deste ano, a Igreja estará completando seis anos de existência, e é surpreendente o número atual de membros, que somam algumas dezenas de milhares. Existem 3.242 ministros; Igrejas grandes, 4 unidades; Igrejas médias, 88 unidades, e 524 filiais. A Igreja vem se expandindo dessa maneirae promete crescer ainda mais vigorosamente a cada dia e a cada mês. Além disso, a partir da primavera deste ano, ela será ampliada no Havaí e, no verão, nos Estados Unidos. No que se refere à expansão, o número dos membros do Havaí, num período de mais ou menos meio ano, já ultrapassou a casa dos mil. Recentemente, foi adquirido por 50 mil dólares, um terreno com casa, que poderá se tornar uma magnífica Sede Central; ao mesmo temp, entre os membros nativos, pessoas fervorosas têm se tornado dirigentes das unidades filiais, que já são inúmeras. Atualmente, estão sendo criadas outras unidades em várias localidades. Nos Estados Unidos, também, no mês de agosto será inaugurada uma filial, e dias atrás recebi um relatório dizendo que o número de participantes nos cursos de iniciação tem aumentado dia a dia, tudo indicando que, no futuro, vai ser incalculável a expansão da Igreja naquele país.

além disso, foi concluído o Paraíso Terrestre de Hakone, e o Museu de Arte, que ficou pronto no ano passado e está sendo aperfeiçoado gradativamente, por fim passou a ser conhecido pelo povo em geral. Neste verão, o número de  visitantes foi várias vezes maior. A sua fama se estendeu principalmente entre os estrangeiros, e muitos deles o têm visitado diariamente. Acho que se continuar assim, não estará distante o dia em que ele se tornará famoso no Japão. Há alguns anos adquiri, no centro de Gora, no melhor local de Hakone, um terreno que mede cerca de 33 mil metros quadrados, onde tenho o plano de, futuramente, construir a Sede Central.

A construção do Paraíso Terrestre que ora estamos realizando em Atami, tal como o Templo Messiânico, a plataforma de vista panorâmica, o Museu de Arte, etc., tem avançado progressivaente. Consegui adquirir, também, o terreno para o Paraíso Terrestre de Saga, em Quioto, cuja construção pretendo realizar um dia.

Observando esse grandioso e magnífico progresso, não podemos imaginar em absoluto que seja uma obra humana. Está ocorrendo um progresso em grande escala, além da minha imaginação, e mesmo no que se refere à sua rapidez fico realmente surpreso; certamente é um fato inédito na história religiosa do mundo. E onde está a causa desse progresso? Está no Johrei, peculiaridade da nossa Igreja, e nos milagres que têm ocorrido em grande número. Pessoas com doenças graves e desenganadas pelos médicos, que já se preparavam para a morte, repentinamente começam a se restabelecer, tornam-se saudáveis e são agraciadas com vida nova, de modo que a sua gratidão e emoção são incalculáveis. Não conseguindo deixar de retribuir essa graça, primeiramente elas passa a oferecer agradecimento monetário. Além do mais, como a diretriz de nossa Igreja proíbe a exploração, contribuem espontaneamente. Sendo elevado o número de tais pessoas, a quantia também é elevada. Desse modo, é possível fazer várias construções seguidamente.

Através de tudo isso, creio que poderão imaginar quão surpreendentes são os benefícios materiais proporcionados pela nossa Igreja. Dizem que, sem excessão, tudo é milagre; por conseguinte, uma Igreja que gera tantos milagres como a nosso é inédita. Em suma, ela expande-se seguindo a ordem: grandes benefícios materiais, milagres, desenvolvimento. Entretanto, o que referi acima, são fatos que se limitam ao Japão. Posteriormente, a linha de difusão deverá se estender aos Estados Unidos e demais países; portanto, o vigor desse progresso certamente será inimaginável. Como prevemos, nossa Igreja se tornará uma grande Igreja de âmbito mundial, e acredito que o dia da salvação da humanidade não está tão distante. Quando penso nisso, sinto uma grande emoção.

Jornal Eiko no 228, “Principal causa da expansão da nossa Igreja” – 30/09/1953

Nenhum comentário:

Postar um comentário