terça-feira, 29 de março de 2011

“A elevada inteligência concedida por Deus constitui a maior força do homem.”

ikebana 1 Todos se referam à inteligência como se fosse uma coisa única. Mas ela pode ser de vários tipos, apresentando diferentes níveis de profundidade.

Dentre as inteligências, as mais elevadas são: a divina, a sagrada e a superior. Precisamos aprofundar a nossa própria fé, a fim de cultivá-las. Elas surgem quando possuímos espírito correto, que admite a exist~encia de Deus. ?Quando há esforço baseado na virtude esses aspectos superiores da intelîgência se desenvolvem, e a recompensa será a verdadeira felicidade.

Em nível mais baixo, estão as inteligências calculista, ardilosa, satânica e outras, que nascem do Mal. Todos os criminosos serem como exemplo. Os delinquentes intelectuais, especialistas em fraudes, possuem-nas em alto grau. Os conhecidos “heróis” de sucesso passageiro nada mais são do que portadores, em ampla escala, dessas inteligências nocivas.

É interessante notar que quando maior for a inteligência do Bem, mais profunda ela é; quando maior a inteligência do Mal, mais superficial. Basta analisar a vida dos criminosos, desde épocas remotas, para verificar o que estamos dizendo, para verificar o que estamos dizendo. Eles fazem planos aparentemente perfeitos, mas que, na prática, apresentam alguma falha. É essa falha que torna público e notório o seu fracasso. Por conseguinte, se o homem deseja crescente prosperidade, deve fazer esforços para aprofundar sua inteligência. A profundidade da inteligência depende da força da sinceridade. Assim, conclui-se que o homem cuja fé não é correta nada conseguirá. Tão logo seja aceita essa teoria, desaparecerão os males da sociedade.

O homem de hoje é superficial. Isto pode ser facilmente observado por quem examina os vários campos da atividade humana. Os políticos, por exemplo, só se ocupam de assuntos imediatos; qualquer outro é negligenciado até que tome vulto. Suas providências assemelham-se aos remédios alopatas: combatem os efeitos e não as causas. Ora, todo problema surge porque existe uma causa; nada acontece sem motivo. A inteligência superficial não consegue prever o futuro, ficando  impossibilitada de estabelecer uma verdadeira política. No jogo de xadrez, o mestre ganha a partida porque “enxerga” os lances subsequentes; o novato é derrotado porque não os prevê.

Neste sentido, o homem deve conscientizar-se de que precisa cultivar as inteligências de nível superior, pois, sem elas, não obterá o verdadeiro êxito. E devemos compreender que a Fé é o único meio para adquiri-las.

Alicerce do Paraíso, “Luz da Inteligência” – 25/05/1949

Nenhum comentário:

Postar um comentário