quinta-feira, 31 de março de 2011

“Para percorrer com segurança o caminho das trevas, é preciso ter a Palavra de Deus como guia, e a fé como bengala.”

luz (…) Ler os meus ensinamentos é receber Johrei através dos olhos. Eis a explicação:

Todos os textos refletem o pensamento da pessoa que os escreveu; precisamos ter plena consciência disso. Espiritualmente falando, significa que as vibrações espirituais do escritor são transmitidas, através das letras, para o espírito do leitor. Como os meus Ensinamentos representam a própria Vontade Divina, o espírito de quem os lê se purifica.

A leitura pode exercer influência positiva ou negativa sobre a alma do leitor. É grande, portanto, a influência exercida pela personalidade do escritor. Quer se trate de artigo de jornal ou de obra literária, aconselho aqueles que os escrevem a pensarem muito, mas isto não quer dizer que eu lhes esteja recomendando escreverem sermões.

Naturalmente, se a obra não for interessante, as pessoas não as lerão com prazer, e por isso ela será inútil. É importante que o assunto atraia, fazendo os leitores se sentirem presos a ele. Todavia, analisando a literatura da atualidade, a grande maioria das obras nos faz pensar que os escritores se interessam apenas em vendê-las ou vê-las adaptadas ao cinema, e, com isso, ganha fama. Os textos não passam de um amontoado de palavras; terminada a leitura, sentimos que deles nada se aproveita. Em verdade, seus autores não passam de pretensos excritores. Tais obras poderiam ser comparadas a pessoas vazias de conteúdo; podem ser famosas por algum tempo, mas um dia cairão no esquecimento.

Quando observamos minuciosamente a sociedade atual, até nos assustamos com as numerosas falhas que ela apresenta. Se quisermos tomá-la por tema, não nos faltarão assunto. Gosto muito de cinema, do qual sou frequentador assíduo. Às vezes, quando vejo filmes que apontam as falhas da sociedade, fico muito interessado e contente, por saber que, de alguma forma, alguém pensa como eu; tenho até vontade de reverenciar seus autores e produtores. Obras desse tipo nunca deixam de ser reconhecidas pelo público, dando lucros vantajosos às livrarias e às empresas cinematográficas. É como matar dois coelhos de uma só cajadada.

Alicerce do Paraíso, “Johrei, através das letras” – 26/11/1952

Um comentário:

  1. Excelente ,já faz tempo que li o livro Alicerce do paraíso.não por acaso deparei-me com o mesmo através de uma pesquisa,foi bom. att. Lúcya Lima

    ResponderExcluir