sábado, 7 de agosto de 2010

A sabedoria legada por Deus

"Quão tolo é aquele que tenta curar a doença sem ter noção de sua verdadeira causa!"

MEISHU-SAMA

Em meio aos confusos dias atuais, o objetivo da nossa religião é realmente salvar as pessoas e construir o Paraíso

Terrestre. Isto porque possuímos o Johrei – método peculiar que revela a existência de Deus. Diante do atual crescimento da nossa Igreja é preciso que, mais uma vez, nos conscientizemos da importância do Johrei, bem como da verdadeira salvação e do mistério da existência de Deus. Tendo o Johrei como eixo principal, devemos levar essa expansão a todas as camadas sociais dos outros países, a despeito das barreiras idiomáticas.

Por causa da cultura materialista que permeia toda a sociedade contemporânea, muitas pessoas desconsideram ou até mesmo desprezam a existência de Deus, vivem perdidas e levam uma vida animalesca. Também não se preocupam em buscar a essência do ser humano, ou seja, o que devem fazer já que receberam a dádiva de viver neste mundo, como devem viver e qual é a sua missão.

Obviamente qualquer pessoa, quando jovem, pelo menos uma vez sofre com a sua maneira de viver, sente-se perdida, idolatra alguém ou almeja algo. Surgem os seguintes sentimentos: "Quero levar uma vida boa, de alto nível"; "Quero ser feliz"; "Quero ter posição mais elevada que os outros"; "Quero ser bem-sucedido"; "Quero ser poderoso". Ora são desejos simples, ora são complicados e até vulgares. Qualquer jovem, sem exceção, nutre os mais diversos tipos de sonhos. A uma certa altura, busca referência nas palavras e atos de santos ou de personalidades históricas, na filosofia ou na religião. Questiona: "Afinal, o que é Mundo Ideal, Paraíso, Mundo de Miroku, Agricultura Justa etc.?", e busca a elevação como ser humano. Porém, muitos jovens, embora tenham definido seus objetivos, no meio do caminho se desesperam, desistem, perdem a auto-estima e a autoconfiança e se corrompem. Este também passa a ser o caminho da ruína. Isso não ocorre somente com os jovens. Como é grande o número de pessoas que tentam justificar sua própria falta de estudo e esforço transferindo para os outros a responsabilidade pelo seu fracasso! Simplesmente culpam a sociedade, as pessoas, a época que ainda não chegou e, no âmbito familiar, culpam os pais, os irmãos, o marido, a esposa... Nesses casos, a pessoa acaba desistindo da sua condição como ser humano.

Como a cultura materialista da atualidade influi fortemente nessa tendência, é evidente o aumento de pessoas que vivem à margem da sociedade. São exatamente essas pessoas, destituídas da qualificação como autênticos seres humanos, que negam veementemente a existência de Deus. Aqueles que não procuram conhecer a existência divina são tolos e dignos de pena. Por outro lado, nem mesmo o Deus Pai, citado por Cristo, ou as divindades búdicas tiveram facilidade para provar a existência das divindades. É preciso salientar que os ensinamentos tradicionais eram demasiado sublimes e inacessíveis às pessoas comuns. Dentro desse quadro, não podemos deixar de pensar que o Johrei, praticado pelos fiéis da nossa Igreja, é um meio simples de comprovar a existência de Deus. É um "atalho" que permite o acesso de qualquer pessoa ao caminho do Criador. Por conseguinte é imprescindível que nós estudemos sobre o Johrei. Desejo clamar sobre a necessidade de pesquisarmos e aprofundarmos nossa compreensão sobre sua essência.

No Ensinamento "Sermão, Johrei e Felicidade", Meishu-Sama nos diz: "A Igreja Messiânica possui o processo purificador denominado Johrei. Ele não visa curar doenças - é, antes, um método de criar felicidade. O Johrei não pode ter como objetivo a cura das doenças, porque estas são formas de purificação. Sua finalidade é eliminar as máculas do espírito. O resultado da erradicação dessas máculas é a extinção dos sofrimentos humanos."

O ser humano não é apenas matéria. Além do seu corpo físico ele carrega consigo uma partícula divina, invisível, a alma, através da qual sua existência está diretamente ligada ao mundo espiritual, que é a origem da vida. Essa é a grande premissa para compreender o Johrei.

Quanto à sociedade contemporânea, observamos que a partir de certo ponto a cultura oriental, de caráter espiritualista, passou a ser corrompida pela cultura ocidental, de cunho materialista. Por isso estamos esquecendo de buscar a força invisível. Como o mundo espiritual encontrava-se na Era da Noite, a consciência de que o homem é governado pelo mundo invisível veio sendo obstruída. Porém, no Japão - país do sol nascente – nasceu Mokiti Okada, fundador da Igreja Messiânica, que veio a este mundo com a missão de revelar a existência do Messias – o Deus salvador, tão aguardado por toda a humanidade. Também foi Ele que legou o Johrei a todos nós. Canalizando a energia espiritual do Johrei para o impuro corpo material do ser humano, as toxinas existentes em seu sangue são eliminadas, sua espiritualidade se eleva, ele adquire intuição, poder de discernimento e passa a perceber a verdadeira essência das coisas. Libertando-se da condição de tatear no escuro, o homem passa a ver as coisas com maior clareza. Dessa maneira vai se capacitando a conhecer, também, os aspectos do mundo quadrimensional (*). Passa a entender que está chegando o momento de a humanidade se conscientizar da transição da Era da Noite para Era do Dia, e da mudança da era do conhecimento humano para a era da Sabedoria Divina. Será impossível compreender tal transição somente através de teorias ou estudos materialistas. Dentro desse quadro o Johrei é a sabedoria legada por Deus, um meio insuperável para levar todas as pessoas a reconhecerem a Sua existência. Recebendo e ministrando Johrei, o homem se conscientiza do verdadeiro significado da vida e do trabalho. Portanto, a ministração de Johrei não visa simplesmente a cura de doenças. É, pois, um método de criar felicidade através da purificação da mente e do corpo. É impossível compreender, através de palavras e explicações, que a doença é um processo de eliminação das máculas espirituais, e que o Johrei elimina as impurezas do sangue. Essa compreensão só se torna realmente possível quando a própria pessoa o ministra para outrem.

Começando a compreender o princípio acima, o conceito de "milagre" deixa de existir. Por mais que um fato pareça milagre aos olhos materialistas, se alcançarmos a compreensão de que ele se tornou possível graças à atuação do poder invisível de Deus, eles passam a ser coisas naturais.

(*) Relativo a quatro dimensões, em geometria não-euclidiana; Quarta dimensão (Fís;Mat): o tempo em adição às trêsdimensões clássicas (comprimento, largura e altura ou profundidade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário