domingo, 25 de julho de 2010

“Até mesmo o grandioso Plano de Deus teve início através de um pequeno modelo.”

O Plano do Mundo, ou seja, o Plano de Deus, é algo muito interessante. É como a semente de uma fruta. Ameixa ou pêssego, por exemplo: a polpa significa o mundo, e a semente fica no centro. Sobre o centro, no memento, não posso falar claramente, mas devo esclarecer que no centro da semente existe a sua origem. Dessa maneira, para mudar o mundo, é necessário que se mude a menor parte, que é a semente.

Quando se joga uma pedra no lago, formam-se círculos concêntricos. Assim, para transformar o mundo em Paraíso, há necessidade de mudar, a todo custo, a parte extremamente pequena, que é o centro do centro. A mudança dessa parte significa a construção do Paraíso Terrestre.

E quem vai construir o Paraíso Terrestre sou eu. Por isso, eu sou o extremo centro do mundo. Esse centro é o ponto (.) que fica no centro da circunferência, a qual tem o formato do Universo. A circunferência é o Universo, e o ponto é a parte principal. O ponto correspondente ao meu trabalho de salvação. É algo extremamente misterioso. Seria interessante se eu pudesse expor detalhadamente, mas, como ainda não chegou o tempo adequado, estou aguardando a sua maturidade.

Coletânea de Ensinamentos vol.11 – 15/06/52

Como já lhes disse em outra oportunidade. Hakone é espírito e Atami é matéria, por isso, a conclusão do Templo Messiânico significa, materialmente, o início. Sendo espírito, Hakone é um tanto difícil de visualizar, mas como Atami é matéria, à medida que o Templo Messiânico avança gradativamente rumo à conclusão, sua influência se manifestará mundialmente. A expansão da Igreja Messiânica Mundial será mais evidente; como ocorrerá no nível material, será mais perceptível.

Todas as coisas relacionadas a Deus realizam-se através de uma "forma". Quando ocorre, por exemplo, a ampliação ou a criação de algum lugar ou alguma coisa, a Obra divina também cresce e amplia-se proporcionalmente. Ao ampliarmos a forma pequena, as coisas grandes também se ampliam. Por isso, a ampliação da construção ou do terreno é algo muito bom. O mesmo acontece com as filiais: quanto maior for sua ampliação, maior será a amplitude da Obra Divina que elas desenvolvem. Esse vem a ser o sentido da forma.

É totalmente diferente daquelas religiões antigas que estão instaladas em locais apertados e desenvolvem suas atividades modestamente. Nos tempos antigos, essas religiões construíam igrejas e templos magníficos, mas isso só acontecia depois que elas alcançavam certa expansão. No início, realmente elas não davam muita atenção a esse ponto. Na Igreja Messiânica Mundial, o procedimento é diferente. Até hoje, tinha-se como princípio a salvação de todos os seres vivos, mas na Igreja Messiânica Mundial o essencial é a construção do Paraíso Terrestre. Assim, como a essência da nossa Igreja está estabelecida dessa maneira, devemos também desenvolver a construção material. Por esse motivo, à medida que o Templo Messiânico for sendo concluído, haverá grande expansão da Igreja não somente no Japão, mas também no exterior.

Coletânea de Ensinamentos vol.27 – 15/10/1953


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário