domingo, 25 de julho de 2010

O SER HUMANO

"Deus atribuiu ao ser humano, o mais nobre de todos os seres, a missão de construir o Reino dos Céus na Terra."

(Nidai-Sama)

(...) Sem dúvida, o homem é o senhor de tidas as coisas; ele é o rei e o mandatário do globo terrestre. Todas as coisasentre o Céu e a Terra existem em função do homem. Em primeiro lugar, elas estão preservando a vida do ser humano e, em segundo, auxiliando a missão de cada pessoa. (...)

Jornal Eiko No 222, "Ultraciência" – 19/08/1953

(...) Isto porque, originalmente, o homem é o rei do globo terrestre, é o seu mandatário. Com base nisso, todas as outras existências materiais estão subordinadas a ele. Elas são movidas à mercê da própria vontade do homem; para proteção do seu corpo carnal e pela sua necessidade de sobrevivência, cada coisa está desempenhando uma função. Falando de forma mais compreensiva, a diferença é a mesma que existe entre o senhor e o súdito. De acordo com esse princípio, naturalmente, através da ciência criada pelo homem, é possível a transformação e o progresso de todas as coisas, dependendo da sua vontade; graças a isso é que se alcançou a maravilhosa civilização atual. (...)

Jornal Eiko No 225, "Deus e a pedra de cristal" – 09/09/1953

"Embora a salvação da humanidade seja obra Sua, Deus a realiza através do homem."

(...) O homem nasce no Mundo Material por desígnio de Seus. Creio que, nesse sentido, o elemento "mei" (desígnio), que aparece em "semei" (vida), tem a mesma significação que o "mei" de "merei" (ordem).

Eis que todos fazem; por que razão o homem nasce? Enquanto não compreender isso, o homem não poderá ter comportamento correto nem verdadeira tranqüilidade, estando sujeito a levar uma vida vazia e ociosa.

O objetivo de Deus é fazer da Terra um mundo ideal, ou melhor, construir o Paraíso Terrestre. No desenvolvimento do Seu plano há uma grandiosidade que não pode ser expressa com palavras, pois o progresso da cultura não tem limite. Assim, todos os acontecimentos da História Mundial, até hoje, não passaram de operações básicas para concretizar o objetivo de Deus. Este, concedendo diferentes missões e características a cada pessoa e alternando a vida e a morte, está fazendo evoluir Seu plano em direção ao objetivo estabelecido. Portanto, concluímos que o bem e o mal, a guerra e a paz, a destruição e a construção são processos necessários à evolução.

Como já expliquei minuciosamente, estamos atravessando a fase de transição da Noite para o Dia. O mundo, atualmente, está prestes a dar um grande salto para a Nova Era, e a humanidade, libertando-se da selvageria, está procurando alcançar o mais alto nível da cultura. Aí, a guerra, a doença e a pobreza terão fim. É claro que o aparecimento do Johrei é o prenúncio disso e constitui mesmo um fator essencial.

Par ao cumprimento e Seu plano, Deus emite ordens ao homem constantemente, através de algo que é como a semente de cada indivíduo numa das camadas do Mundo Espiritual. Dei-lhe o nome de Yukon. A ordem é primeiramente baixada ao Yukon, e este, através do elo espiritual, a transmite à alma, núcleo do corpo espiritual do homem. Entretanto, é dificílimo o homem comum conseguir perceber a ordem Divina; somente aqueles cujo corpo espiritual foi purificado até certo ponto é que o conseguem. Essa percepção é dificultada não só pela grande quantidade de máculas, mas também pela ação de Satanás, que se aproveita dessas máculas. Uma prova disso é que, às vezes, as coisas não correm como o homem deseja, e o seu destino toma um rumo que ele jamais imaginaria. Existem, também, pessoas que se sentem sempre governadas por uma força estranha e não conseguem mudar seu destino. (...)

Alicerce do Paraíso, "Camadas do Mundo Espiritual" – 05/02/1947

"O homem vem a este mundo com um corpo físico recebido de seus pais e uma alma provinda de Deus."

(Nidai-Sama)

Todo homem tem, no Mundo Espiritual, um Espírito Guardião que constantemente o protege. É comum ouvirmos dizer que o homem é filho ou templo de Deus; isso significa que ele possui a partícula Divina que lhe foi outorgada pelo Criador e que constitui seu Espírito Primordial. O espírito animal agregado após o nascimento, é o Espírito Secundário; pode ser de raposa, texugo,cão, gato, cavalo, boi, macaco, doninha, dragão, "tengu" (1), aves, etc. Em geral, há uma espécie para cada pessoa, mas em casos menos freqüentes há mais de uma. Dificilmente os homens da atualidade acreditam nisso; creio mesmo que chegam a escarnecer. Contudo, através de inúmeras experiências, eu compreendi que se trata de uma realidade incontestável.

O Espírito Primordial é o bem, é a consciência; o Espírito Secundário é o ma, são os pensamentos vis. No budismo, dá-se à consciência o nome de Bodaishin (espírito do bem) ou Bushin (sentimento de misericórdia búdica), e os maus pensamentos são chamados de Bonno (desejos mundanos).

Além desses dois espíritos – Primordial e Secundário – existe o Espírito Guardião. É o espírito de um ancestral. Quando uma pessoa nasce, é escolhido entre seus ancestrais um espírito que recebe a missão de guardá-la. Via de regra, é espírito humano, mas também podem ser espíritos híbridos de homem com dragão, raposa, "tengu", etc. Meu Espírito Secundário, por exemplo, é "Karassu-tengu" (2) e meu Espírito Guardião é dragão.

É muito freqüente, diante de um perigo, o homem se salvar miraculosamente, sendo avisado em sonho ou tendo um pressentimento. Isso é trabalho do Espírito Guardião. O mesmo se pode dizer em relação à inspiração recebida por artistas e inventores, no momento em que, compenetrados, estão criando alguma obra. No caso de querer satisfazer os desejos corretos do homem ou fazê-lo receber graças através da fé, Deus atua por intermédio do Espírito Guardião. Os antigos provérbios "A verdadeira sinceridade se transmite do Céu", ou "A sinceridade se transmite a Deus", significam a concessão das graças Divinas através do Espírito Guardião.

  1. Tengu: ser misterioso que, segundo crença popular habita as montanhas. Tem forma humana, asas, rosto vermelho e nariz comprido, sendo possuidor de poderes extraordinários. Porta sempre um grande leque. É orgulhoso e amante da discussão e jogo.
  2. Karassu-tengu: variedade de "tengu" com cabeça de corvo.

Alicerce do Paraíso, "Os três espíritos do homem" – 05/02/1947

"Sendo nossa vida uma dádiva de Deus, não a menosprezemos. Sigamos obedientemente o Caminho."

A essência da fé, em última análise, é a obediência ao "Doori" (Caminho Perfeito). O termo "Doori" é constituído de "dôo" e "ri"; "dôo" é o mesmo que "miti", ou seja, caminho; "ri" significa lógica.

Não existe palavra tão significativa quanto "miti". Pela ciência do espírito das palavras, "mi" é água, matéria, e "ti" é sangue, espírito; "mi" também significa negativo, e "ti", positivo. Na representação gráfica da palavra "miti" entra a letra que, isoladamente, representa a palavra "kubi" (pescoço), e o sinal chamado "shinnyu", que indica ligação. O pescoço é a parte mais importante do corpo; podemos viver mesmo que nos cortem os braços e pernas, mas, se nos cortarem o pescoço, morreremos. É muito expressivo aquilo que se costuma dizer quando uma pessoa é despedida do emprego: "Cortaram-lhe o pescoço". O acréscimo do referido sinal a uma letra tão importante, torna extremamente significativa a palavra "miti".

Caminho é também o meio pelo qual todas as coisas se ligam. Os meios de transporte, as ondas elétricas, os raios luminosos, o deslocamento das pessoas de um lugar para outro, tudo depende do caminho. Até o sol, a Lua e as estrelas possuem uma órbita definida, isto é, um caminho. Sendo assim, o caminho é a base de todas as coisas e, consequentemente, podemos concluir como é errado desviar-nos dele.

A seguir explicarei o sentido espiritual da palavra "ri". Ela faz parte da sequência de "ra" (a sequência é ra-ri-ru-re-ro), que significa espiral e cuja expressão concreta toma a forma de redemoinho. Este possui um centro, dependendo do qual se produzem movimentos de expansão ou de contração. Se o movimento for da esquerda para a direita, torna-se centrípeto; se for da direita para a esquerda, torna-se centrífugo. Exemplifiquemos:

O centro de nossa Igreja é Gora, na cidade de Hakone. "Go" significa cinco, e também fogo; "ra" é redemoinho. Isso quer dizer que o espírito do fogo se expande em movimentos centrífugos. O desenho chamado "tomoê" (3) encerra um significado que é realmente um profundo mistério: todo movimento para a esquerda transforma-se em movimento para a direita.

O sentido espiritual das sílabas da sequência ra-ri-ru-re-ro caracteriza a atividade do dragão ("ryu-jin").o termo "ryu-jin", é constituído de "ryu" e "jin"; "ryu, por sua vez, é constituído de "ri" e "u". Quando o dragão está imóvel, toma a forma de redemoinho. O engraçado é que a maioria das pessoas cujo nome tem uma da ra-ri-ru-re-ro, apresentam características de dragão. Observando-as, poderemos constatar isso.

Se eu continuar explicando essas coisas, não acabarei nunca. Por isso vou me deter na palavra "ri". Ela é formada pela junção de duas letras que, sozinhas, representam palavras cujo sentido é, respectivamente, rei e povoado. A primeira compõe-se de três linhas horizontais paralelas, sendo que da linha superior, a qual representa o Céu e o Fogo, parte de uma linha vertical; esta atravessa a linha mediana, que representa o Interregno e a Água, e termina na linha inferior, que representa a Terra e o Solo. A letra com que representamos a palavra que significa povoado é constituída, por sua vez, de duas outras que, isoladas, representam palavras que significam, respectivamente, arrozal em campo alagado e solo. A primeira, originalmente, era uma cruz dentro de um círculo; a segunda é expressa da mesma forma que o número 11 em algarismos japoneses, ou seja, uma cruz sobre uma linha. O número 11 também tem o sentido de unificação; portanto, "ri" é a ação básica de todas as coisas e tem o sentido de Perfeição. O nome da Igreja Tenri-kyo, onde também entra essa palavra, é um nome muito bom.

"Riho" (lei) é uma palavra bastante usada e, a propósito, vou explicar o sentido espiritual de "ho". "Ho" é fogo, e "o" é água. De acordo, porém, com a ciência do espírito das palavras, "o" está incluído em "ho"; isto que dizer que o fogo arde continuamente por ação da água. Graficamente, "hot" compõe-se de duas palavras cujo sentido é: anular a ação da água. Como esta ocorre horizontalmente, há o perigo de gerar desordem; portanto, anulada sua ação, fica apenas o vertical, o que significa a imobilidade absoluta. Daí se conclui que não podemos infrigir "ho", que é a Lei.

Se juntarmos tudo isso, entenderemos o profundo significado do "Doori". Em resumo, podemos dizer que "Doori" (Caminho Perfeito) é Deus. Obedecer a ele é obedecer a Deus. O homem, em quaisquer circunstâncias, deve sempre respeitá-lo, obedecer-lhe e jamais desviar-se dele. (...)

  1. Esse desenho existe desde a época antiga e aparece em alguns brasões, sendo muito utilizado entre os budistas. Figuras de "tomoê" mais usadas. De acordo com a direção, tornam-se centrípetas ou centrípetas ou centrífugas.

Alicerce do Paraíso, "Obediência ao caminho perfeito" – 20/11/1950

"O ser humano é uma parte do Espírito de Deus. Purificando-o, reconduzamo-lo ao seu estado original."

(Nidai-Sama)

Já lhes falei, a propósito do Setsubun (véspera do início da primavera no antigo calendário japonês), que antigamente o mundo era governado por um deus chamado Kunitokotati-no-Mikoto. Como se trata de um tempo muito antigo, embora falemos mundo, não sabemos se era realmente o mundo todo ou não, mas com certeza, centralizado no Japão, esse deus governava uma vasta área.

Falamos em deuses, mas na verdade tratava-se de homens, que, na época, eram espiritualmente muito elevados. Essa época era a fase final da Era do Dia. Durante a longa Era da Noite, entretanto, o homem foi maculando seu espírito e regredindo seu nível espiritual.

Naquela época, quem governava o Japão era o último imperador denominado Amaterassu. Como eu já disse em outra oportunidade, com a fuga do Imperador Amaterassu do Japão, só ficou a imperatriz Amaterassu Oomikami. Antes dela, a Terra era governada pelo deus Kunitokotati-no-Mikoto. Como ele era muito severo, ou melhor, muito justo e correto, e só permitia realizar aquilo que era extremamente correto – no xintoísmo também consta isso – dizem que numerosos deuses entraram em acordo e resolveram aprisioná-lo. Acredita-se que esse fato tenha ocorrido na noite de Setsubun. Quem o aprisionou foi o líder dos deuses, o deus Ameno-wakahiko-no-Mikoto. Dizem que Kunitokotati-no-Mikoto foi aprisionado num local situado na direção do "ushitora" (nordeste), para que não mais aparecesse no mundo. Pelo fato de ter sido aprisionado no nordeste, ele passou a ser chamado Deus Dourado do Ushitora; Kunitokotati-no-Mikoto, o Deus Dourado do Ushitora.

Na noite do Setsubun, as pessoas costumam atirar punhados de feijão de soja torrado, dizendo: "Se o feijão der flores, poderás sair. Caso contrário, ficarás preso para sempre". Desde então, existe o hábito de atirar feijão torrado.

Coletânea de Ensinamentos vol.31 – 07/02/1954

"Aquele que considera o homem um ser realmente elevado e nobre, é um Homem entre os homens."

(...) Deus concedeu ao homem a liberdade infinita. Eis a verdade. As outras criaturas, como os animais e os vegetais, gozam de liberdade limitada. Aqui se percebe a superioridade do homem. Falar em liberdade, é dizer que ocupa o ponto médio entre os dois extremos – o animal e o Divino.

Quando ele se eleva, torna-se Divino; quando se corrompe, equipara-se ao animal. Se desenvolvermos esse princípio, veremos que basta o homem querer para que o mundo se converta em Paraíso. Caso contrário, ele faz do mundo um inferno. Esta é a Verdade. (...)

Alicerce do Paraíso, "Concretização da Verdade" – 16/07/1949

Nenhum comentário:

Postar um comentário