terça-feira, 27 de julho de 2010

O TEMPO

"Está se aproximando o grande nó da História. Abram os olhos e vejam a situação do mundo atual."

(...) A felicidade e até o mundo ideal, que eram aspiração inicial de todos os homens, foram esquecidos, não se sabe quando, tendo-se chegado a um momento em que não se vai nem para frente nem para trás. Assim, quanto mais a cultura progride, mais o homem se distancia da felicidade. É um resultado extremamente irônico. Parece uma gangorra; quando um dos lados sobe, o outro desce.

Em termos mais concretos, inicialmente se tentou construir o Paraíso Terrestre com a cultura espiritual, mas, como a sua concretização parecia impossível, apelou-se para a cultura científica. Os homens avançaram com força total. Entretanto, conforme foi exposto anteriormente, ao invés de se alcançar o Paraíso, chegou-se a um estado pior que o do próprio inferno: a iminência da destruição da humanidade, com a descoberta da bomba atômica. O fato é que, embora se tenha chegado a uma época tão perigosa como a atual, os homens ainda não despertaram, continuando a venerar a ciência materialista. Em poucas palavras, eles fracassaram recorrendo à cultura espiritual e também à cultura material, mas infelizmente ainda não se cansaram das coisas ruins. Como solucionar esse problema? A tarefa mais importante de toda a humanidade é reconhecer os erros cometidos até agora e recomeçar do zero. Ou seja, a solução é formar uma cultura cruzada, que não pende nem para o espírito nem para a matéria, mas funde e iguala ambas as partes. Somente assim estará concretizado o Paraíso Terrestre.

Por tudo o que vimos até o presente, pó podemos dizer que a época atual é a época da mudança da velha para a nova cultura, a era da grande transição mundial a que sempre nos referimos. Será que, na história da humanidade, já foi registrada uma mudança tão grande? Em verdade, é um fato inédito. E como será essa nova cultura? Incontestavelmente, trata-se de algo que não pode ser compreendido, ainda que em pequena parcela, pela inteligência do homem contemporâneo. E quem se encarregará de criá-la?

Neste momento que estamos vivendo, independentemente de crermos ou não, é imprescindível começarmos a admitir a existência do ser conhecido como Deus. Por conseguinte, darei explicações a respeito.

Embora falemos simplesmente Deus, na verdade existem níveis superior, médio e inferior – com inúmeras funções. O xintoísmo admite a existência de uma infinidade de deuses. Até hoje, quando se falava em Deus, pensa-se no monoteísmo cristão ou no politeísmo xintoísta. Entretanto, ambas são visões arbitrárias. Na verdade, existe um único e verdadeiro Deus, que se subdivide, transformando-se em vários deuses. Por isso, Ele é um e muitos ao mesmo tempo. Cheguei a essa conclusão através de longos anos de pesquisas sobre o Mundo Divino. Trata-se de um pensamento que já existia, mas parece que não se conseguiu dar maiores explicações a respeito. Até aquele Deus que veio sendo adorado como Supremo está abaixo da segunda classe. Deus está muito além e só veio sendo venerado de longe pela humanidade. Mas quem é Ele, então? Não é outro senão o Senhor e Criador do Universo, ou seja, o Princípio de tudo. Aqueles a quem os povos vêm se referindo como Jeová, Logos, Deus, Tentei, Mukyoku, Segunda Vinda de Cristo, Messias, etc.

O objetivo de Deus é a construção do Mundo Ideal de perfeita Verdade, Bem e Belo, e, para tanto, era necessário que todas as condições fossem preenchidas. Ele estava aguardando o tempo certo. Essa hora chegou: é a época atual. Sendo assim, é preciso, antes de mais nada, que a humanidade se conscientize disso e que se processe a revolução espiritual de cada indivíduo. (...)

Ligeiras noções sobre a I.M.M., "Nascimento da Igreja Messiânica Mundial" – 20/11/1950

"Aqueles que conseguem vislumbrar o Alvorecer, revelam possuir a verdadeira visão."

A expressão Juízo Final foi enunciada por Cristo, mas, como ele não falou quando e como isso iria se processar, ainda hoje tudo permanece envolto em mistério. Especialmente os cristãos têm tentado, ao longo dos tempos, desvendá-lo. Até o momento, porém, ninguém o conseguiu, pois quem for capaz de tal feito deverá ter o mesmo nível ou nível mais elevado que Cristo.

O esclarecimento seguro dessa verdade, através de mim, fará com que a pessoa, seja ela quem for, arregale os olhos de puro assombro. E é natural que assim seja, pois recebi de Deus a missão de dar a partida para o advento do Juízo Final.

Juízo significa julgamento. A crença geral é que esse julgamento será efetuado por Deus, ou então que aparecerá o Enma (4). Mas não é assim. Então como será? Resumindo em uma palavra, vai haver uma grande ação purificadora, que atingirá a todos.

Há algum tempo venho anunciando que o Mundo Espiritual, que até agora se encontrava na Era da Noite, finalmente está entrando na Era do Dia. O Juízo Final é o momento em que esse processo transitório for totalmente concluído, e a hora está bem próxima. Como eu já disse anteriormente, tendo o dia 15 de junho de 1931 como ponto de partida, vem se operando gradativamente a mudança para o Dia, com a grande ação purificadora ocorrendo no final. Evidentemente, ela se processará em três escalas: do Mundo Divino para o Mundo Espiritual e deste para o Mundo Material, que então se tornará verdadeiramente Mundo do Dia. Este será o Mundo da Luz. Com respeito ao tempo, em 15 de junho deste ano o Mundo Material deu o primeiro passo para entrar na derradeira fase de transição para o Mundo do Dia.

Devo esclarecer que existe um plano determinando que dentro de dez anos, a partir do corrente ano, será estabelecido o alicerce do Mundo de Miroku, ou seja, do Paraíso Terrestre.

Falei de modo geral, mas, naturalmente, o avanço dessa mudança é gradativo; os senhores membros devem saber que ela está se processando passo a passo, judiciosamente. Na medida em que o mundo Espiritual se torna Dia, as purificações tornam cada vez mais fortes, o efeito do Johrei mais notável e a cura das doenças cada dia mais rápida, com o número de milagres aumentando. Se compararem as curas obtidas há um ou dois anos com as do presente, compreenderão bem. Da mesma forma, com a intensificação gradativa da purificação, a mudança na sociedade também será mais violente. Como tudo será exposta à Luz, de acordo com o princípio da Concordância, os desonestos irão gradativamente decair e os honestos prosperar, assimilando o mesmo padrão da purificação do Mundo Espiritual.

Existe, porém, um problema muito sério: chegando a hora, por mais que o homem se esforce, nada poderá contra a força da Grande Natureza. O Bem e o Mal serão claramente separados; o mal será destruído e o Bem sobreviverá.

Pela razão acima, quanto mais pecados e impureza a pessoa tiver, menos conseguirá suportar a grande purificação, não havendo outra alternativa a não ser despedir-se deste mundo. Em contrapartida, o Bem conseguirá sobreviver com facilidade. Assim, não podemos ficar tranqüilos, a menos que nos encontremos em condições de suportar qualquer espécie de purificação. Para os que possuem muitos pecados e impurezas, o Juízo Final é temível; para aqueles que os têm em pequena quantidade, ao contrário, ele é gratificante. Isto porque, após o Juízo Final, virá o Paraíso, e as pessoas poderão ter uma vida jubilosa.

A esse respeito, como expliquei, o aparecimento da nossa Igreja está ligado ao objetivo de criar o maior número possível de pessoas capazes de atravessar imunes ao Juízo Final. Isso significa o grande amor de Deus e, também, a grande missão a mim atribuída. Sendo o Johrei o único método para atingir esse objetivo, ele não só cura doenças, mas também cria pessoas com qualificação para atravessar imunes ao Juízo Final. Aqueles que souberem dessa Obra deverão reconhecer, na nossa Igreja, a grande Arca de Noé para a salvação do mundo. Ela se chama Igreja Messiânica Mundial exatamente pelas razões citadas.

Creio que, através do que dissemos, puderam compreender, de modo geral, o significado do Juízo Final.

(4) Enma ou Enma Daio é a divindade que exerce a função de juiz do Fórum do Mundo Espiritual.

Jornal Eiko no 110, "O que é o Juízo Final?" – 26/06/1951

Nenhum comentário:

Postar um comentário