terça-feira, 13 de março de 2012

“MAKOTO” é uma palavra japonesa na qual estão implícitos os seguintes sentidos: sinceridade, fé, amor, lealdade, honestidade, fidelidade, cordialidade, verdade, devoção, lisura, constância e etc.

flor de luz 2“Ainda que sejamos inábeis ao falar, se as nossas palavras forem ditas com makoto, terão o poder de mover as pessoas.”

Frequentemente ouço pessoas dizendo que não conseguem formar novos membros por não saberem falar. Se as pessoas que sabem falar bem conseguem formar membros, então é melhor contratarmos comentaristas. (risos) Não são as nossas palavras e sim, o nosso makoto que se transmite às pessoas com quem falamos. Por isso, mesmo falando mal a pessoa consegue formar novos membros. Creio que a maioria é assim. Fico sempre admirado com os chantagistas, que são bons falantes. A sua conversa é realmente eficaz, por isso, creio eu, eles continuam chantageando. Ao contrário, as pessoas que não sabem falar bem, procuram demonstrar seus sentimentos através da ação ou do resultado.

Não devem fingir-se valentes. O homem deve tornar-se polido. É como afirma o ditado: “Missô de boa qualidade não apresenta o mau cheiro do missô”.

Registro das Palavras de Luz vol.12 (13/junho/1949)

Nenhum comentário:

Postar um comentário