quinta-feira, 29 de março de 2012

“Se você deseja corresponder à Vontade de Deus, torne-se uma pessoa que deseja a felicidade do próximo.”

“É preciso ter pleno conhecimento de que existem dois tipos de amor: o amor Shojo (restrito) e o amor Daijo (amplo). O exemplo mais extremo de amor Shojo é o amor próprio; em seguida, por ordem, o amor entre os familiares, os amigos, a comunidade, as classes, o amor pela pátria e o amor pelo povo. Todos esses tipor de amor são amor Shojo. Por mais ardentes que sejam, acabam constituindo um mal, pois dão origem a conflitos. imagesCAK3QE1FEntão o que é o amor Daijo? É o amor à humanidade, o amor ao mundo, o amor de Deus. Se acordo com esse princípio, o amor Shojo é um amor limitado; consequentemente, por mais que se preguem esplêndidas teorias, ele representa um perigo, A causa das guerras está nessa amor. Para erradicar totalmente a guerra, torna-se necessário que o amor ao mundo se espalhe por toda a humanidade, tornando-se um ideal comum. Não existe outro meio além desse para eliminar completamente a guerra.

Com base no argumento acima, é preciso saber que o princípio de todos os conflitos está no amor Shojo. E uma coisa incompreensível é que mesmo as religiões que pregam o amor, infalivelmente possuem conflitos internos. Hoje em dia não existem conflitos religiosos tão grandes assim, mas as Cruzadas da antiga Europa, entre outros movimentos, fizeram guerras religiosas. Mesmo no Japão, existiam, antigamente, os chamados monges soldados. Os bonzos pegavam nas armas e guerreavam, e isso também está claro na História.

Sendo assim, a religião que está em conflito perde rapidamente sua qualificação como entidade religiosa. Nesse sentido, caso se trate de uma religião verdadeira, ela deve pregar o amor ao mundo e, ao mesmo tempo e, ao mesmo tempo, transformá-lo em prática; esse é o procedimento de uma religião Daijo. A nossa Igreja Messiânica Mundial tem como base o amor Daijo e promove a salvação da humanidade, por isso recebe o nome de Mundial.

Jornal Eiko no 166, “Amor Daijo” – 23/julho/1952

Nenhum comentário:

Postar um comentário